Na tarde desta terça-feira (17), o prefeito Rafael Diniz esteve reunido com representantes dos hospitais contratualizados para conversar sobre os repasses de recursos federais e municipais e sobre a dívida da gestão anterior com a rede. Ao lado do secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, do Procurador Geral, José Paes, e da secretária de Saúde, Drª Fabiana Catalani, o prefeito reafirmou o compromisso de priorizar a Saúde.
- Nós iniciamos a reunião nos colocando à disposição, seguindo os princípios do diálogo e da transparência do nosso governo. Pude tranquiliza-los em relação aos decretos publicados, suspensão de pagamentos, auditorias, deixando bastante claro que este processo não impedirá nenhum pagamento que envolva a Saúde. Como venho declarando publicamente, a Saúde é a nossa prioridade e vamos regularizar esta situação – declarou o prefeito.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, o encontro foi positivo e serviu para esclarecer algumas questões aos representantes dos hospitais contratualizados.
- A reunião foi bastante positiva, mas eles precisam entender que iniciou-se uma nova gestão e que os recursos passados a eles dependem de verba federal. Me parece que o maior anseio deles é a certeza de que irão receber as dívidas pretéritas, principalmente a referente aos meses de outubro, novembro e dezembro do aporte municipal, e de novembro e dezembro dos recursos da verba federal. Pudemos esclarecer muitos pontos e o prefeito reafirmou a postura do governo em priorizar a Saúde do município. Colocamos de forma muito clara que os pagamentos referentes à competência de novembro já estavam empenhados e que na última semana de governo da antiga gestão, estes empenhos foram cancelados – explica a secretária de Saúde.
O secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, afirmou que todas as dívidas da prefeitura em relação à Saúde serão priorizadas e que todas as despesas da atual gestão serão pagas impreterivelmente em dia.
- Tratamos do termo aditivo da contratualização, da questão das dívidas pretéritas e da organização de um cronograma dos repasses dos recursos do Governo Federal e da Prefeitura destinado aos hospitais contratualizados. Infelizmente, a gestão dos anos anteriores, em algum momento, não repassou recurso federal para os conveniados e eles estão trabalhando com uma defasagem. Do passado, não podemos falar nada agora, o que podemos garantir é que toda a dívida da prefeitura, a prioridade é com os hospitais – afirmou o secretário.
De acordo com o diretor do Hospital dos Plantadores de Cana, Frederico Paes, os representantes da rede de saúde saíram satisfeitos com o posicionamento do governo diante do problema.
- Foi um pedido nosso ao prefeito para que discutíssemos a contratualização, aditivada por 90 dias, a questão do cronograma de pagamento dos valores atuais, que também nos foi informado que os repasses serão imediatos e a discussão da dívida da gestão anterior, que no Hospital dos Plantadores de Cana, já beira R$ 15 milhões. Estamos devendo aos fornecedores, credores e salários de dezembro aos funcionários. Apesar dos problemas, estamos satisfeitos com os posicionamentos e confiamos na atual gestão – disse Paes.