Notícia no detalhe
Agricultura encontra pequenos produtores e quilombolas do Imbé
Por: Liliane Barreto -
Foto: - 19/01/2017 - 08:45:04
Várias autoridades do setor agrícola, em diferentes esferas, participaram de uma reunião realizada na terça-feira (18) na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Aleluia, Cambucá e Batatal na região do Imbé, que reuniu produtores do Norte e Noroeste Fluminense e municípios do Espírito Santo. O superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, representou o prefeito Rafael Diniz no evento, que reuniu cerca de 200 pequenos produtores rurais da região. Eles apresentaram as principais necessidades para garantir melhorias na produção agrícola e no escoamento.
— Foi um encontro muito produtivo. Entre as necessidades apresentadas pelos pequenos produtores da região, estão melhorias nas estradas para escoamento da produção, inclusive para o transporte de pequenos produtores, que fazem parte da Feira da Roça e, também a construção de uma ponte de cimento, substituindo a ponte de madeira — informou o superintendente, lembrando que a ponte que dá acesso à Cachoeira de Mocotó caiu, dificultando o acesso de moradores e produtores rurais.
Entre as autoridades que também participaram da reunião, estavam o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Essiomar Gomes da Silva; o superintendente regional do Incra, Carlos Castilho, e o antropólogo do órgão, Miguel Cardoso; deputado federal Áureo Lídio, além do presidente da Associação das Comunidades Quilombolas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos, Paulo Honorato, e da secretária e coordenadora do Idannf (Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense), Lucimara Muniz.
Segundo Paulo Honorato, um documento foi entregue ao Incra para que, através de parceria existente com a prefeitura, as necessidades possam ser viabilizadas.
— Para nós, é muito importante a melhoria nas estradas para favorecer o escoamento da produção do leite e, também, melhor acesso para quem trabalha e estuda fora da comunidade. Além disso, também, tem a questão da água. O Incra já instalou os canos, mas falta ligar a água — disse Honorato.
Para o presidente da associação e do sindicato dos trabalhadores rurais, o evento teve um resultado positivo e foi o primeiro passo para as conquistas esperadas pelos pequenos produtores rurais. “Foi a primeira reunião do ano e, para nós, teve um resultado muito importante porque, além de reunirmos várias autoridades, também, teve a participação de cerca de 200 produtores da região”, disse o representante dos quilombolas.
Últimas Notícias adicionadas
1
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Dia do Servidor: Prefeitura antecipa pagamento de outubro para o dia 28
5Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
6Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal