Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental descobre carvoaria clandestina em Travessão
Após receber denúncia anônima, o Grupamento Ambiental do Município (GAM) descobriu uma carvoaria clandestina que funcionava sem licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Estrada do Periquito, no distrito de Travessão. No local, além da carvoaria, havia grande quantidade de troncos de árvores e carvão. Um homem idoso foi detido. Devido à greve da Polícia Civil, não foi possível fazer a ocorrência. Segundo o subcomandante do GAM, Paes Filho, um termo administrativo, com o relatório de toda operação, será encaminhado ao Ministério Público.
Paes Filho explica que, quando chegaram ao local, encontraram a carvoaria fechada e sendo resfriada para retirada do carvão. “O senhor que estava no local não apresentou a licença ambiental do Inea e disse que a carvoaria pertencia ao irmão dele, mas esse suposto irmão não apareceu. Uma carvoaria sem o devido licenciamento é uma potencial poluidora porque não toma os devidos cuidados e joga toda fumaça in natura”, explica Paes Filho. Em relação às árvores, ele esclareceu que só uma perícia pode confirmar as espécies.
– A atividade gera prejuízo ao meio ambiente com a supressão contínua de árvores ocorrida na exploração da atividade econômica, além de acarretar em poluição atmosférica pela emissão de gases do efeito estufa, ou seja, o exercício descontrolado da atividade carvoeira traz impactos ambientais graves que atingem a própria biodiversidade local -, informa o subcomandante do GAM.
O artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais prevê: Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes, como pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
De acordo com dados do GAM, essa foi a 4ª carvoaria clandestina descoberta em Campos, desde que o Grupamento Ambiental foi criado há quatro anos e meio. “A primeira foi na Codin, a segunda na Lagoa das Pedras, a terceira em Brejo Grande e, agora, essa em Travessão”.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/03/2026 19:20:26 Ação de Páscoa leva alegria as crianças nas unidades da FMS
- 31/03/2026 18:40:37 Palácio da Cultura com com arte e acolhimento voltados ao protagonismo feminino
- 31/03/2026 16:51:10 Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE
- 31/03/2026 15:48:07 Educação faz 6ª convocação de 104 cuidadores para educação especial inclusiva
- 31/03/2026 12:54:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira
Palácio da Cultura com com arte e acolhimento voltados ao protagonismo feminino
3103 19h20Ação de Páscoa leva alegria as crianças nas unidades da FMS
3103 16h51Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE
3103 15h48Educação faz 6ª convocação de 104 cuidadores para educação especial inclusiva
3103 12h54Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira
Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
2Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Concurso da Educação segue suspenso e não terá prova neste domingo
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações




















