O movimento foi intenso nesta sexta-feira (3) na Unidade Básica de Saúde de Conceição do Imbé, localidade de Campos, onde foi realizado mais um bloqueio vacinal contra a febre amarela. Nas duas primeiras horas de imunização, pela manhã, cerca de 50 pessoas já haviam recebido a dose. A secretaria de Saúde de Campos informa que segue determinações da secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que neste momento orienta que a vacinação seja voltada para os moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades.
Após o Imbé, a Vigilância em Saúde de Campos irá vacinar os moradores de Rio Preto neste sábado (4) e domingo (5). Na segunda-feira (6), a imunização acontece em Lagoa de Cima e Tapera. Já na terça-feira (7), os moradores de Morangaba serão vacinados. Depois do distrito de Morangaba, a vacinação será feita em Dores de Macabu nos dias 8, 9, 10, 13 e 14 de março. Nos dias 15 e 16, os moradores de Serrinha serão imunizados. Já nos dias 17, 20 e 21, a imunização acontece em Ibitioca.
O trabalho desta sexta-feira começou às 8h e segundo a enfermeira responsável pela equipe de vacinação que atuou no Imbé, Silvia Reis, o período de vacinação foi tranquilo.
— Estamos dando prosseguimento ao bloqueio vacinal como já havíamos feito em Santa Maria e Santo Eduardo. A procura dos moradores tem sido positiva, sem nenhum tumulto — disse Silvia Reis ao ressaltar que a vacina é destinada para as pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante; e não estar amamentando.
A dona de casa Schirley Silva, de 32 anos, foi uma das primeiras a ser vacinada. Ela, que mora na localidade desde que nasceu, tomou a dose junto com seus três filhos e falou sobre a importância da prevenção. “É muito importante a gente receber essa vacina porque a gente mora em mata. A gente tem que se cuidar também. É muito bom e importante que estejam vacinando o pessoal daqui da região”, comentou.
Comunicado – A Secretaria de Saúde de Campos informa que não há nenhuma confirmação sobre a causa da morte dos macacos encontrados em Rio Preto e em Conceição do Imbé. Portanto, não é cabível afirmar que o motivo tenha sido febre amarela. A secretaria de Saúde orienta, também, que a população não precisa ficar em pânico, pois todo o trabalho de imunização tem sido feito conforme orientações do Ministério da Saúde e da SES-RJ, que determina a vacinação para pessoas que irão viajar para áreas de risco, para moradores de distritos que fazem divisa com áreas de risco do Espírito Santo e moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades.
Os animais encontrados mortos foram encaminhados para o Instituto de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro, e aguarda o resultado das análises.