Notícia no detalhe
Funcionários do CCZ realizam visita técnica ao Centro de Educação Ambiental
Por: Liliane Barreto -
Foto: - 03/03/2017 - 19:16:46
Funcionários do Programa de Respeito à Integridade Ambiental (Pria) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participaram na quinta-feira (02), de uma visita técnica ao Centro de Educação Ambiental (CEA), em Guarus, dentro do projeto Jardim Sensorial. Entre as atividades, estavam palestra, visita ao Jardim Sensorial e caminhada ecológica. O CEA é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental.
O jardim sensorial foi criado, a partir de uma parceria com o Instituto Federal Fluminense - Sala Verde, que representa uma oportunidade para testar a sensibilidade dos visitantes. “Esse projeto tem o Jardim Sensorial como instrumento de Educação Ambiental e é coordenado pelo professor José Maria Ribeiro Miro”, informa o gerente de Educação Ambiental, Júlio Carlos da Silva Júnior.
— No Jardim Sensorial, os deficientes visuais estimulam outros sentidos, como olfato e tato, identificando espécies. Quando o visitante não é deficiente visual, tem os olhos vendados para ter essa percepção também. Em um dos trechos do jardim, os visitantes ficam descalços para sentir o solo com pisos diferenciados — informa Júlio.
Durante a palestra e a visita ao Jardim Sensorial, o professor José Maria, coordenador do projeto do Jardim Sensorial, falou sobre os objetivos do projeto e realizou uma dinâmica com os participantes. “É a chamada dinâmica da cabra cega, onde os participantes ficam de olhos vendados e percorrem o jardim utilizando sentidos como tato e olfato. As espécies do Jardim Sensorial possuem odores e texturas diferentes e tudo pode ser identificado pelo tato ou pelo cheio. É uma grande experiência”, explica o gerente de Educação Ambiental.
Pria - O Programa de Respeito à Integridade Ambiental do CCZ, coordenado por Liliane Maria de Amorim, desenvolve metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem. “No Jardim Sensorial, também, utilizamos pneus inservíveis que, aqui, se transformam em jardineiras”. O gerente do CEA destaca que o programa, também, foi parceiro do CEA durante a oficina realizada no Farol de São Thomé, onde pneus se transformaram em Puffs para decoração.
Últimas Notícias adicionadas
1
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















