Notícia no detalhe
Idosos em novos rumos com Ecotur na praia do Farol de São Thomé
A praia de Farol de São Thomé foi palco nesta quinta-feira (23), do primeiro passeio de idosos pelo “ECOTUR Novos Rumos”, o novo projeto da superintendência dos Direitos do Idoso em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental. O passeio inaugural começou na Colônia de Férias da Terceira Idade, com a plantação de mudas de árvores, e teve como roteiro o Lagamar, o manguezal de Carapeba e a Restinga do Xexé.
O objetivo do projeto, de acordo com o coordenador da casa de Convivência do parque Tamandaré, Orensten Júnior, é proporcionar uma nova forma de lazer para os idosos e conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente. A previsão é de que os passeios aconteçam a cada 15 dias.
— O passeio foi maravilhoso e repleto de novas experiências e descobertas. Estamos felizes com esse projeto porque além de ser uma oportunidade de inclusão social e mais uma opção de lazer para os nossos idosos, é também uma forma de aprendizagem sobre ecologia e meio ambiente por meio das palestras educativas ministradas durante o passeio. A parceria e a integração entre as secretarias é muito importante para o município — disse Orensten.
A aposentada Vanilce Fonseca, de 72 anos ressaltou que o passeio mostrou belas paisagens da praia campista que ela ainda não conhecia.
— Foi uma manhã maravilhosa e muito animada. Estar com minhas amigas neste primeiro passeio para os idosos foi uma experiência única. O que mais gostei foi de conhecer o mangue, que eu não sabia que existia e de saber mais detalhes sobre a preservação do meio ambiente. Passeio como este é uma higiene mental para nós — disse Vanilce.
Participaram do passeio 20 idosos com idade acima de 60 anos. Os interessados em fazer novos passeios podem se inscrever na sede da Casa de Convivência, localizada na rua Rodrigues Peixoto, 91, no parque Tamandaré. Os idosos são acompanhados por técnicos da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e uma equipe da superintendência dos Direitos do Idoso.
— O projeto é importante para fazer a divulgação da cultura ambiental para os idosos, lhes apresentando ainda, uma nova oportunidade para uma melhor qualidade de vida — pontuou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/07/2025 09:24:50 “Programa Mais Ciência é surpreendente e funciona”, diz professor da UFF
- 01/07/2025 08:58:14 Saldo de julho do Cartão Goitacá foi depositado nesta terça-feira
- 01/07/2025 08:17:49 Reforço da vacina meningocócica C para crianças de 12 meses começa nesta terça
- 01/07/2025 08:08:07 Secretarias realizam palestras, antecipando ações do 19º Prefeitura em Ação
- 30/06/2025 17:36:28 Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
“Programa Mais Ciência é surpreendente e funciona”, diz professor da UFF
0107 08h58Saldo de julho do Cartão Goitacá foi depositado nesta terça-feira
0107 08h17Reforço da vacina meningocócica C para crianças de 12 meses começa nesta terça
0107 08h08Secretarias realizam palestras, antecipando ações do 19º Prefeitura em Ação
3006 17h36Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
2Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
3Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
4Edital para o programa Criança Feliz é publicado
5Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
6Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça