No dia 02 de abril, das 9h ao meio dia, a Cidade da Criança Zilda Arns estará aberta com entrada gratuita para o Encontro de Pais e Amigos dos Autistas. Na programação, além das opções que o espaço oferece, também, haverá apresentação do espetáculo infantil “Os Saltimbancos” às 11h que, de forma lúdica, trabalha valores importantes do cotidiano, como a amizade. O encontro faz parte da programação, que vai marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste dia.
A programação foi elaborada pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA-Campos) e conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer e Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). Segundo o superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes, um treinamento será oferecido aos monitores da Cidade da Criança na próxima quarta-feira (29), das 14h às 16h. “Estaremos oferecendo um treinamento aos nossos monitores para que possam estar mais preparados para atender as crianças autistas que forem ao espaço infantil”, explica.
Fabiano informa que no dia 02 de abril, que é um domingo, todas as pessoas que forem neste horário, não pagarão entrada. “Será um domingo especial, onde estaremos promovendo uma programação especial e a inclusão entre todas as crianças”, destaca o superintendente adjunto.
Segundo a secretária geral da AMA, Lidiane Amorim, o mais importante desta data é a conscientização. “Os autistas têm direitos que muitas pessoas desconhecem como, por exemplo: a vaga especial, da qual o deficiente físico tem direito, prioridade em filas, a inclusão em escolas regulares, entre outros”.
Lidiane é professora e mãe de Mariana, 9 anos. O diagnóstico de autismo só chegou quando a pequena tinha quatro anos e meio. Na época, dois fatores dificultaram o diagnóstico: a desinformação de muitos profissionais e, também, o fato de Mariana não ser autista severa. Para ela, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o desenvolvimento das crianças autistas. “Depois de passar por muitos profissionais, que não identificaram o autismo na minha filha, fui em uma médica que Deus colocou em minha vida. Ela é mãe de autista e me deu todos os caminhos. De lá para cá, a evolução foi enorme”, explica.
- Estamos muito felizes porque profissionais, pais, a comunidade acadêmica e a prefeitura abraçaram essa causa tanto no encontro da Uenf, com apoio do Caps i, como na Cidade da Criança, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer, com uma estrutura bem bacana e programação maravilhosa. No ano passado, fizemos um evento pequeno na Praça do Liceu e, este ano, pensamos em fazer um pouco maior. Se tornou imenso e lindo, e muito gratificante -, disse a secretária geral da AMA.
Programação começa dia 30 na Uenf – A programação começa no dia 30 de março com a realização do 1º Encontro Interdisciplinar sobre Autismo, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), das 18h às 22h. O evento conta com apoio da prefeitura, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, ligado à Secretaria de Saúde.
No dia 02, das 9h ao meio-dia, acontece o Encontro de Pais e Amigos dos Autistas na Cidade da Criança e, no dia 08, às 10h, haverá a Sessão Azul, no Cinema Kinoplex, no Shopping Avenida 28.