Nesta terça-feira (28) — aniversário da Cidade de Campos — o Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) abre inscrições para novas turmas. Os interessados devem ter a partir de 15 anos e se inscrever no Museu Histórico de campos, das 10h às 17h, ou no Teatro Municipal Trianon, das 9h às 17h. As inscrições seguem até 30 de abril.
Para se inscrever, é necessário apresentar duas fotos 3X4 recentes, além de cópia do comprovante de residência, do comprovante de escolaridade, do RG do interessado ou de seu responsável. No caso do inscrito ser menor de idade e ainda não possuir RG, ele deverá apresentar a certidão de nascimento. Também é importante a apresentação de atestado médico, mas a coordenação do Curso oferece um prazo maior para a entrega se o candidato estiver com todos os outros documentos.
Sob a coordenação de Dedé Muylaert e do responsável pela gerência de Artes e Ofícios, Pedro Fagundes, as aulas do Curso Livre de Teatro acontecerão no período da noite, três vezes por semana no Museu Histórico e no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Serão oferecidas 120 vagas, divididas em dois módulos — um para iniciantes e outro para iniciados. Muylaert se entusiasma ao comentar que o Curso tem tradição de atingir pessoas de várias localidades de Campos e grupos de várias camadas sociais, deixando claro o valor social do teatro.
— O Curso cumpre várias funções e a principal é formar atores e atrizes, mas existem muitas coisas agregadas a isso. Nem todos que fizerem o curso continuarão no teatro, mas ninguém sairá sendo o mesmo. Aquele que passou pelo teatro vai se comunicar melhor com a família, se comunicará melhor com o grupo no qual está inserido, terá mais desenvoltura, conseguirá se inserir melhor no mercado de trabalho. Então, o Curso Livre de Teatro cumpre também um significativo papel social, além da consequente formação de novas plateias — comenta Dedé.
Está planejada para o dia 2 de maio a abertura do Curso. Na ocasião, estará presente o grupo coordenador, a presidente da FCJOL, Cristina Lima; e o vice-presidente, Viny Soares; entre outras autoridades. Reunidos, darão boas vindas aos novos alunos e familiares. A expectativa da equipe é grande, com foco no artista que será atingido, como explica Pedro Fagundes.
— Temos a intenção de dar protagonismo ao artista, de incentivar às pessoas que querem estudar teatro. Queremos que o artista veja o Curso como um porto, que ele se empodere deste espaço que é dele — comenta.
A frente da FCJOL junto a Viny Soares, Cristina Lima se mostra completamente comprometida com o Curso Livre por visualizar a grande importância artística e social do grupo.
— Eu fico muito envolvida e comprometida com o caráter social do teatro. Daí meu entusiasmo com o Curso Livre, principalmente, sob a coordenação de Dedé Muylaert e Pedro Fagundes. Estes dois profissionais tem minha total confiança. Sei que desenvolverão um grande trabalho e acredito que a cidade irá corresponder — finaliza Cristina.