Notícia no detalhe
Projeto Black & Cia como instrumento para promover igualdade
Elevar a autoestima da população e promover a igualdade, no sentido mais amplo da palavra, são as propostas do Projeto Black & Cia que, nesta terça-feira (28), dia em que Campos comemora 182 anos como cidade, esteve na Praça do Santíssimo Salvador levando sua mensagem de empoderamento. Para isso, além de mãos habilidosas para os penteados, o projeto também leva sorrisos de alegria para quem busca o reencontro e a aceitação da própria identidade. O projeto participou da programação a convite da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Segundo a coordenadora do projeto, Cida Chagas, durante a ação, as pessoas optam por penteados, turbantes ou tranças. “Este foi o instrumento que eu utilizei para despertar vários sentimentos nas pessoas. Uma auto-estima elevada promove alegria nas pessoas. Não oferecemos só a técnica: oferecemos também a palavra, o sorriso, o olhar carinhoso. Trabalhamos a auto-aceitação”, disse Cida, que conclui este ano a faculdade de Psicologia.
- É bom ressaltar que não é um projeto só para a população negra. É um projeto que tem um recorte racial, mas o objetivo é promover a igualdade do ser humano e os resultados estão além do que cada um pode ver no espelho. Às vezes, é uma mudança do conceito que cada um tem de si – revela a coordenadora do projeto, que inclui ainda a roda de conversa.
Um dos exemplos é a funcionária pública Eliane Azeredo. Atraída pelo movimento na praça, ela foi uma das mulheres atendidas pelo projeto e sentiu na pele os efeitos do resultado. “Gostei muito do resultado. Às vezes, a gente reluta tanto para assumir que o cabelo é assim e, quando a gente decide mudar, vê o quanto é importante se assumir como a gente é. Acho que vou parar de brigar com meu cabelo a partir de agora”, disse Eliane, feliz com o resultado.
Visita ao Museu - O Projeto Black & Cia se reúne todas as segundas-feiras, às na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. Os integrantes do projeto, também, aproveitaram as comemorações pelo aniversário da cidade para visitar a exposição “Achados Arqueológicos do Sítio do Caju”. A mostra conta parte da história dos índios Goitacá — primeiros habitantes do município — e poderá ser conferida até o final do mês de abril.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















