Após oito anos sem receber idosos para hospedagem, a Colônia de Férias da Terceira Idade da praia de Farol de São Thomé vai receber no próximo sábado (1º), o primeiro grupo que pernoitará no local. O retorno do serviço de hospedagem representa um grande marco para a nova gestão, que esteve reunida nesta semana para discutir o cronograma de atividades para os hóspedes.
Os 30 idosos do grupo Nosso Tempo, de Dores de Macabu, vão chegar à Colônia pela manhã e vão receber as boas vindas da equipe da superintendência dos Direitos do Idoso. As dependências do espaço passaram por diversas reformas para voltar a atender a população com idade acima dos 60 anos, o que aconteceu em janeiro deste ano após a posse da nova gestão. Os grupos que quiserem fazer o agendamento para hospedagem na Colônia de Férias devem entrar em contato pelo telefone (22) 981752637, no horário das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.
— Tudo foi preparado com bastante antecedência e carinho para receber nossos idosos. Foram meses de trabalho intenso com apoio do prefeito Rafael Diniz e da vice-prefeita Conceição SantAnna, para retomarmos com a hospedagem porque quando entramos na casa pela primeira vez, vimos o quanto o espaço precisava ser reformado para voltar a atender a todos com dignidade. A reabertura da Colônia e das atividades diárias foi em janeiro e acontecerão durante todo o ano – disse o coordenador da Casa de Convivência do Parque Tamandaré, Orensten Júnior.
A volta da hospedagem dos idosos na Colônia de Férias era uma reivindicação constante dos grupos da 3ª Idade nas reuniões do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, de acordo com a assessora técnica da superintendência Alciene Azeredo.
— O retorno dessa atividade vai contribuir muito para a integração dos grupos e para que todos possam desfrutar dos serviços oferecidos pela unidade. Mais uma grande vitória da nova gestão — ressaltou.
Para que a atividade de hospedagem retomasse, a equipe da superintendência trabalhou na limpeza do espaço e dos equipamentos, fez pequenas reformas, levantou todo o material existente nas dependências da Colônia, trocou a bomba da piscina e conseguiu uma nova geladeira para a cozinha. Para este momento, foi montado um novo cronograma de atividades.
— Encontramos muito material útil e mal acondicionado no depósito, como uma bomba nova para a piscina, roupas de cama entre outros. O trabalho da equipe para que este momento chegasse foi incansável. Estamos devolvendo aos idosos o que sempre foi deles. A partir de sábado, nossa Colônia de Férias estará aberta para quem quiser passar o final de semana em Farol e também participar das atividades oferecidas pela equipe, como hidroginástica, palestras educativas, oficinas de artes e animação cultural – concluiu Orensten.
A superintendente Heloísa Landim enfatiza que, com a reativação da hospedagem, mais uma meta da pasta foi alcançada.
— As melhorias serão contínuas e a manutenção também. Nossa meta de estabelecer uma política pública para o envelhecimento com o idoso como protagonista está sendo cumprida. Não basta oferecer somente a hospedagem. É primordial oferecer também conteúdo em forma de aprendizagem — ressaltou Heloísa.
Estiveram também na reunião o diretor executivo Frank Roni; a coordenadora das casas de Convivência, Mariah Lírio; o professor de Educação Física, Fábio Alexandre e a gerente do Centro Dia, Cristiane Mazzini.