Para os estudantes da rede pública de Campos, esta quinta-feira (30), foi dia de palhaço, acrobacia, contorcionismo e muito mais. Em referência ao Dia Internacional do Circo — comemorado em 27 de março
— Foi feita uma parceria entre a prefeitura e a administração do Big Brother’s Cirkus. Duas sessões especiais foram realizadas — uma às 10h e outra às 15h — e mais duas apresentações acontecerão no dia 06 de abril. Na próxima semana, o espetáculo será também para crianças e adolescentes de casas de acolhimento e idosos do Asilo do Carmo e Monsenhor Severino.
Durante a manhã, as escolas visitantes foram o Pequeno Jornaleiro, o Ciep Arnaldo França Viana, a Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto e a Escola Municipal Walter Siqueira. O subsecretário de Educação, Rafael Damasceno, comenta como um momento de interação das crianças com o circo é relevante.
— Nós, na secretaria de educação, entendemos que as oportunidades educativas vão além dos espaços escolares. Há no direito à cidade um caráter formativo importante que buscamos atingir em momentos como esse — comenta Rafael.
Durante a tarde, o Big Brother’s Cirkus recebeu os alunos da Escola Municipal Senador José Carlos Pereira Pinto, da Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros e da Escola Rotary I. A professora de Educação Infantil, Maria Carolina Dalas, acompanhou seus alunos e ressaltou o valor de momentos em que as crianças aprendem fora do ambiente de sala de aula.
— Quando eles souberam que viriam ao circo ficaram muito animados, assim como os pais. É um momento maravilhoso porque é mais um dia de aula, mas é um jeito diferente de aprender, de educar. Estamos aqui em uma aula lúdica — explica Maria.
O transporte dos estudantes foi feito através de ônibus da prefeitura, com devida autorização de todos os responsáveis pelas crianças. A logística para o transporte foi definida em uma reunião nesta semana e uma nova será realizada na próxima segunda-feira (3). O encontro será entre a Secretaria de Governo, superintendência de Entretenimento e Lazer, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a direção do Circo. A estimativa inicial é de que cada sessão circense receba 300 pessoas, mas esse número pode aumentar na próxima semana, assim como os horários.
Idealizador do projeto, o diretor de ações governamentais da Secretaria de Governo, Leandro Castelo, ressalta a intenção de chegar ao máximo de crianças possível através desta iniciativa e de outras que virão.
— Serão 24 escolas atingidas neste projeto. São escolas da Baixada, de Guarus, da região Sul da cidade e da área central. Existe a necessidade de muito estudo logístico para fazer a locomoção das crianças, é um trabalho atento e cuidadoso, mas muito gratificante. Preciso ressaltar que esse projeto não teria se realizado se não fosse pelo esforço do secretário de Governo Fábio Bastos e o subsecretário Jeovah Galeno. O empenho deles foi decisivo — comenta Leandro Castelo.
O superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes, comemora as primeiras visitas dos estudantes da rede pública ao circo. “Podermos proporcionar momentos como esse para as crianças é uma alegria imensa para nós enquanto gestores, pois assim como a escola o entretenimento e lazer contribuem para o desenvolvimento perceptivo da criança além de proporcionar alegria e diversão”, finaliza Fabiano.