Notícia no detalhe
Prefeito Rafael Diniz participa de atividades no Dia Mundial do Autismo
O prefeito Rafael Diniz prestigiou, na manhã deste domingo (02), as atividades da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA-Campos) para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento contou com o apoio da prefeitura, que cedeu o espaço da Cidade da Criança Zilda Arns para a realização, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer. Cerca de 900 pessoas visitaram o parque temático, que teve entrada grátis, para participar das ações, entre 9h e 12h.
A AMA Campos, que reúne cerca de cem associados e há um ano funciona oficialmente, tem como uma das principais bandeiras a instalação de um Centro de Referência para o tratamento do autismo, a exemplo do que já acontece em outros municípios fluminenses, como Itaboraí e São Gonçalo. Hoje, o tratamento no município é feito em algumas instituições como APAPE, APAE e APOE, entidades que possuem convênio com o município para prestar o atendimento gratuitamente, além do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Dr. Castelo Branco (CAPSi).
- É muito importante a participação nesse dia de conscientização sobre o autismo, bem como termos a sociedade envolvida nesse processo. De nossa parte, vamos sempre dar todo o apoio possível, pois não só essa, mas também muitas outras causas que envolvem a vulnerabilidade são prioridade em nossa gestão - afirmou Rafael Diniz.
O prefeito cumprimentou dezenas de pais de autistas e interagiu com muitos deles, a maioria crianças. Acompanhou as atividades, que incluíram palestra sobre o tema, visita geodésica, banho de chafariz, apresentação do espetáculo infantil "Os Saltimbancos" e show de MPB com a banda da Polícia Militar.
A AMA-Campos luta pela instalação de uma sede e melhores condições de diagnóstico do autismo e seu tratamento. "Até mesmo os médicos têm dificuldade de diagnosticar o autismo, confundindo com a esquizofrenia, por exemplo", explicou Wezule Porto, presidente da AMA-Campos , que é pai de um menino autista de 8 anos. "As consultas são caras, os medicamentos também e, para o tratamento, precisamos de especialistas que são difíceis de encontrar, principalmente, nas escolas. Então, fica difícil fazer a inclusão", completou.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari, também acompanhou as atividades e mostrou-se sensibilizado. "Esta é uma causa que deve ser abraçada por todos, pois envolve a vulnerabilidade. Estamos agilizando o fechamento de um convênio para capacitação de profissionais da nossa rede de ensino para atuar ainda melhor junto aos nossos autistas", esclareceu.
O autismo é um distúrbio que que se apresenta em diferentes níveis e compromete a interação social, a comunicação social e verbal, com a pessoa apresentando comportamento restrito e repetitivo. Algumas crianças alcançam desenvolvimento normal e depois regridem. Na maioria dos casos é hereditário, mas pode ser influenciado por outros fatores. O distúrbio afeta o processo de informações no cérebro e muito do que ocorre ainda não é compreendido pela ciência.
Ao final do evento, Wezule agradeceu à prefeitura por ceder o espaço, a todos pelo comparecimento e participação e disse que espera o apoio de todos na divulgação da causa. Em seguida, após a apresentação da banda da PM, foram soltos balões azuis, a cor que representa o autismo.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 14:20:45 Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
- 31/01/2026 08:17:24 Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
- 31/01/2026 08:12:04 Lagamar se rendeu ao ritmo do reggae na noite desta sexta-feira
Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
3101 09h01Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
3101 08h42Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
3101 08h12Lagamar se rendeu ao ritmo do reggae na noite desta sexta-feira
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















