Notícia no detalhe
Eventos marcam o Dia Nacional da Doação de Leite Humano
O Dia Nacional da Doação de Leite Humano está sendo lembrado em Campos, nesta quinta-feira (07), com várias atividades. Em stand montado na Praça São Salvador, alunos do curso de Enfermagem da Universo estão orientando a população sobre a importância da doação de leite materno, fornecido pelo Banco de Leite Humano do Hospital dos Plantadores de Cana aos bebês prematuros. O grupo orienta, ainda, sobre a dificuldade em obter frascos de vidro para armazenar o leite.
O trabalho está sendo feito pelo Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) e o Comitê Municipal de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno, ambos coordenados pelo médico Luiz Alberto Mussa Tavares. Às 15h, haverá um encontro científico no Auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, para debater o tema.
– Estamos divulgando um folder com o modo correto de armazenar o leite ordenhado em casa e como fazer a doação ao banco; ensinamos a fazer a coleta e estamos recebendo doações de frascos também – conta, lembrando que podem ser doados potes de vidro com tampa plástica de rosca (novos ou usados). “Além disso, também estamos falando sobre a doação de leite humano, já que o número de doadores em Campos tem sido pequeno. Para o bebê, o leite representa vida!”, diz.
Segundo ele, o Ministério da Saúde não disponibiliza os frascos para a doação, sendo assim, a partir de amanhã, estarão funcionando cinco pólos de coleta: no CRTCA 1 (Barão de Miracema, 328), no CRTCA 2 (antigo Apic), Centro de Saúde de Guarus, Hospital dos Plantadores de Cana e na UTI neo-natal da Beneficência Portuguesa. Já as mães que quiserem doar leite podem procurar o Hospital dos Plantadores de Cana, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Palestras - Dando continuidade à programação, foi realizada nesta tarde de quinta-feira (07), palestra no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, com a pediatra Silvia Machado, que falou sobre sua experiência à frente do Banco de Leite do Hospital dos Plantadores de Cana. Ela explicou o trabalho desenvolvido em Campos, o passo-a-passo que as mães devem fazer para doar sangue e os cuidados com manuseio do leite desde a ordenha até a doação.
- Para doar o leite basta procurar o banco de leite, levando o cartão pré-natal e resultados de exames de HIV e VDRL, para fazer o cadastro de doadora - explicou.
Clique aqui e tenha mais informações sobre o procedimento.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
- 09/05/2025 15:13:18 É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
- 09/05/2025 14:00:26 Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
- 09/05/2025 13:57:43 Concursados convocados têm até a próxima semana para apresentar documentos
- 09/05/2025 11:40:21 PreviCampos incentiva estatutários e aposentados a obterem certificação de RPPS
Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
0905 15h13É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
0905 14h00Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
0905 13h57Concursados convocados têm até a próxima semana para apresentar documentos
0905 11h40PreviCampos incentiva estatutários e aposentados a obterem certificação de RPPS
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta