O sábado (8) será de oficinas culturais, pipoca e muita brincadeira no Jardim São Benedito. O evento Sábado Literário, que acontece das 9h às 12h, faz parte da programação em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, realizada pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Crianças de todas as idades poderão participar das oficias de leitura, pintura, contação de história e criação de personagens literários com argila. No local ainda estará disponível a “Caixoteca” – uma biblioteca itinerante em caixotes — e o projeto “Vai e Vem literário”, onde participantes podem levar livros que não querem mais para trocar por um vale que dá direito à troca por outro.
— Reunimos, num mesmo espaço, a leitura e outras modalidades culturais. Nossa intenção é oferecer um ambiente livre, interativo, lúdico para socializar e incentivar a cultura literária, a Arte na vida das crianças — explica Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa da Smece.
As comemorações em torno do Dia Nacional do Livro Infantil continuam até o dia 18 deste mês, com eventos em escolas e contação de histórias em enfermarias de hospitais municipais. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, projeto “Ler Par@ Ser”.
O subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, destacou a importância da programação “O livro é um elemento fundamental de socialização, imaginação e cidadania. Momentos de comemoração com esses representam uma oportunidade fantástica de aproximar nossa população da leitura”.
Vai e Vem Literário - Durante o Sábado Literário , no Jardim São Benedito, quem quiser pode levar livros usados e, em troca deles, receberá cupons que darão direito a novos títulos. Os livros poderão ser retirados na sede da Smece, das 9 às 17h, nos dias 17 e 18 e abril. É necessário que os livros estejam em bom estado de uso e sejam literários e não didáticos, como livros escolares.
Projeto Caixoteca- Com a intenção de tornar a leitura mais acessível à população, a Smece criou a “Caixoteca”, uma biblioteca em caixotes. São caixas de palets, dispensadas por supermercados, que foram reaproveitadas e customizadas e servirão de prateleiras para obras literárias. O projeto estará presente no sábado literário no jardim e, em datas programadas, em diversas escolas municipais, bem como na frente da sede da Smecr e nos Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado e Hospital dos Plantadores de Cana.
Dia Nacional do Livro Infantil - Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, autor de dezenas de obras como “O Saci”, “Reinações de Narizinho” e “O Pica-pau Amarelo”, que inspiraram a série televisiva “Sítio do Pica-pau Amarelo”.
Confira a Programação
8/04/17 – sábado
Local: Jardim São Benedito
Horário: 9h às 12h
Projeto “Caixoteca” – Biblioteca em caixotes
Projeto GOTTA – Contação de histórias
Oficina de Pintura de Personagens literários
Distribuição de Pipoca
Projeto Caminhos de Barro (UENF)- Oficina de argila
Projeto “Vai e Vem Literário”- recolhimento de livros para troca
10/11/12 de abril – Recolhimento de livros para “VAI e Vem Literário"
LOCAL: SMECE – portaria 8h às 17h.
18 de abril – DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL (terça-feira)
“Caixoteca” nas escolas – Intervalo literário
18 de abril - Contação de história e distribuição de livros literários nas pediatrias de hospitais municipais. Cada hospital ganhará uma “Caixoteca”
14h. Inauguração da Sala de Leitura da Escola Municipal Francisco de Assis.
17 e 18 abril “VAI E VEM LITERÁRIO” – 17 e 18 de abril
Local: SMECE
9h às 17h
A SMECE fica na Praça Cinco de Julho, prédio da antiga Estação Ferroviária.