O superintendente de Trabalho e Renda, Gustavo Matheus, informou que o órgão superou todas as expectativas nestes primeiros meses. Segundo ele foi retomada a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com 1.347 documentos emitidos em apenas dois meses. Os números da pasta ainda contam com mais de 16 mil currículos encaminhados e 603 novas vagas de empregos abertas.
— Estamos imprimindo uma nova forma de gerir a coisa pública, conforme orientação do prefeito Rafael Diniz, com transparência, rompendo com a antiga e superada prática de criar dificuldades para vender facilidades. Com uma equipe integrada e comprometida em oferecer ao público um atendimento digno e eficiente. Estamos servidores públicos, somos pagos para atender a população. Trabalho e Renda é política pública e não de favores— afirma Gustavo Matheus.
Além disso, o superintendente informa que a pasta está promovendo o credenciamento de empresas ou instituições interessadas em celebrar Acordo de Colaboração objetivando a implementação de ações conjuntas que assegurem a formação, a qualificação e o desenvolvimento profissional dos munícipes, através da ministração de cursos.
— O chamamento para o Acordo de Colaboração através de edital é mais uma demonstração do compromisso do governo municipal com a transparência. A medida foi publicada no Diário Oficial no dia 7 de março através da Portaria Nº 01/2017 — disse o superintendente .
De acordo com dados fornecidos pela Trabalho e Renda, no Espaço da Oportunidade a profissão mais procurada foi a de vendedor varejista, com 2.339 encaminhamentos, seguido por faxineiro (1.646) e auxiliar administrativo (1.637).
Para fazer o cadastro no Espaço da Oportunidade, os interessados devem levar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho com o registro da profissão e certificado profissional, caso tenha. O Espaço funciona nos altos da Rodoviária Roberto da Silveira, no Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Resultados da pasta
Foi no Espaço da Oportunidade que os proprietários de um novo empreendimento na área automotiva, dispostos a oferecer um serviço diferenciado e de qualidade, foram buscar a mão de obra. Giovana Leonardo Verdam, estudante de engenharia mecânica e seu marido, Rodolpho Rangel, técnico em mecânica automotiva, contaram que a primeira impressão ao chegar no Espaço foi de surpresa e satisfação com o excelente atendimento do órgão.
— Além da qualidade no atendimento, também estamos satisfeitos com o trabalho do mecânico Antônio Marcos, que foi encaminhado pelo setor de captação de vagas da superintendência de Trabalho e Renda — disse Giovana.
— Estava desempregado há quase um ano. Procurei o Espaço da Oportunidades onde fui muito bem atendido e em cerca de dois meses fui encaminhado para trabalhar na oficina. Já estava angustiado porque serei pai pela primeira vez no próximo mês e embora qualificado não encontrava colocação no mercado — disse o mecânico Antônio Marcos
A chef de cozinha Luci Prudêncio é proprietária de uma empresa de alimentação que além da comida convencional, também fornece para outras empresas e pessoas físicas alimentos da linha fitness e vegetarianos. Ele também buscou no Espaço da Oportunidade a técnica de nutrição Edméia Cabral.
— Além da ótima profissional que me encaminharam, me foi disponibilizada todo apoio necessário à capacitação dos demais funcionários, cessão de auditório para realização deste trabalho e até para recebimento dos clientes. Estou muito satisfeita com o serviço realizado pelo Espaço da Oportunidade e em breve vou buscar mais um profissional. Desta vez na área de telemarketing. — contou Luci.
Edméia por sua vez está muito feliz com o trabalho e disse “que foi tudo muito rápido. Assim que terminei meu curso no SENAC fiz meu cadastro no Espaço e em uma semana já estava empregada”.