Através da Superintendência de Entretenimento e Lazer, a prefeitura de Campos lança na próxima semana o Projeto Praça Viva, em parceria com a Associação dos Profissionais de Educação Física (Apef) e o Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa). Além de levar atividades a 16 praças do município, o projeto também vai contribuir para a capacitação de universitários da área, preparando-os para o mercado de trabalho. As inscrições começam nesta segunda-feira (17) em dois turnos: das 8h às 11h e das 14h às 17h, de acordo com calendário da superintendência. Reuniões vêm sendo realizadas na sede da superintendência, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Nesta semana de inscrição, as equipes vão estar de segunda a sábado, das 8h às 11h, nas seguintes praças: da Avenida Teresópolis, no Parque Guarus; da Igreja Santa Terezinha, na Pecuária; da Rua Geraldo Miranda, no Jóquei e da Igreja Santo Antônio, no Jardim Carioca. Das 14h às 17h, a equipe estará nas praças da Rua Humberto Felisberto de Lima, no distrito de Travessão; na praça de São Gonçalo, em Goitacazes; da paróquia Imaculado Coração de Maria, na Rua Américo Alves da Silva, em Ururaí, e na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no IPS.
As praças estão distribuídas em três áreas e o projeto será desenvolvido em regiões mais populosas e que não possuem tantas atividades de lazer: Área 1 compreende as praças do Parque Guarus, Travessão, Parque Prazeres, Custodópolis e Morro do Coco, no norte do município. Na área 2, estão as praças do Parque Nova Brasília, Ururaí, Santo Amaro, IPS, Lapa e Jardim Carioca; e, na área 3, as praças do Flamboyant, Penha, Goitacazes, na Baixada Campista, Jóquei e Parque Imperial.
- A nossa programação será montada de forma participativa porque, durante as inscrições, os interessados vão preencher uma ficha onde poderão informar qual é a atividade recreativa que gostariam que tivesse na praça, ministrada por um profissional de Educação Física, que estará acompanhado por vários estagiários que, futuramente, poderão ser professores atuando no projeto – informa o superintenente de Entretenimento e Lazer, Hélio Nahim.
Hélio explica ainda que as modalidades serão oferecidas em cada praça, de acordo com o resultado das fichas. “A partir deste resultado, a coordenação do projeto vai montar uma programação com as modalidades oferecidas e os horários, de acordo com cada praça”, disse o superintendente.
Para o presidente da Apef, Maurício Calomeni, coordenador de Educação Física do Isecensa, o projeto também será uma grande oportunidade para os futuros professores de Educação Física.
“A atuação dos alunos de Educação Física neste projeto vai contar como horas de atividades complementares para conclusão do curso e, futuramente, valerão como experiência para a inserção deles no mercado de trabalho”.
Veja aqui os locais de inscrição de segunda a sábado:
Das 8h às 11h
Praça da Avenida Teresópolis, no Parque Guarus;
Praça da Igreja Santa Terezinha, na Pecuária;
Praça da Rua Geraldo Miranda, no Jóquei
Praça da Igreja Santo Antônio, no Jardim Carioca
Das 14h às 17h
Praças da Rua Humberto Felisberto de Lima, no distrito de Travessão;
Praça de São Gonçalo, em Goitacazes;
Praça da paróquia Imaculado Coração de Maria, na Rua Américo Alves da Silva
Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no IPS.