Em pouco mais de três meses da atual de gestão, o Departamento de Odontologia da secretaria de Saúde tem contabilizado avanços do setor, principalmente na retomada de alguns serviços que estavam paralisados. De acordo com a chefe do Departamento, Maria Lúcia Petrucci, uma das novidades neste início de ano foi disponibilizar dentistas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guarus. Além disso, vários equipamentos foram viabilizados em algumas unidades de saúde, fazendo com que o serviço possa ser melhor ofertado.
Segundo Maria Lúcia, desde o dia 15 de fevereiro três dentistas têm se revezado em plantões de 12 horas na UTI do HGG.
— Esse trabalho já era desenvolvido no Hospital Ferreira Machado. Lá, já tínhamos dentistas atuando. Este ano, conseguimos implantar o serviço também na UTI do HGG. Uma conquista que já estava estabelecida por uma lei federal de 2013 — comentou a chefe do Departamento de Odontologia.
Petrucci ressalta outros avanços como um aparelho de raio-x periapical novo para o Centro Radiodiagnóstico Odontológico Municipal (Crom), unidade que faz parte do Centro de Especialidade Odontológica Municioal (Ceom). Quando a atual gestão assumiu, em janeiro, o aparelho estava parado dentro de uma caixa no almoxarifado.
— Com o aparelho tivemos a capacidade de recomeçar a radiografia periapical, cujo serviço foi encontrado parado — explicou Maria Lúcia que acrescentou que também foram disponibilizados para o Ceom uma autoclave de 31 litros, que serve para a esterilização do material utilizado; várias cubas ultrassônicas, de limpeza de materiais para o Ceom e também para as Unidades Pré-Hospitalares da Saldanha Marinho e de Guarus; além de bombas sugadoras; aparelhos fotopolimerizadores, entre outros.
O Ceom funciona na sede da Secretaria de Saúde e disponibiliza oito especialidades: odontopediatria, ortodontia, radiologia odontológica, endodontia, periodontia, prótese, estomatologia e cirurgião buco-maxilo.
— As pessoas que necessitam de algumas dessas especialidades são encaminhadas através dos dentistas que atuam nas UBSs do município. Quando há o encaminhamento, a pessoa procura o Departamento Odontológico, onde é agendado o procedimento. Fora essas especialidades, as pessoas podem conseguir os serviços de odontologia nos postos de saúde mais próximos de casa ou nas unidades 24 horas — orientou Maria Lúcia Petrucci.
Programas e projetos - No Departamento de Odontologia também são desenvolvidos alguns programas e projetos voltados para a saúde bucal. Um deles é o Programa Dentinho Saudável, que realiza visitas em escolas municipais, de segunda a quinta-feira, para conscientizar os alunos sobre a importância da escovação e de outros cuidados com o dente.
— O Programa Dentinho Saudável foi reformulado e, atualmente, três equipes atuam no projeto. As visitas são feitas semanalmente, mas quando há alguma data diferenciada são realizados eventos temáticos — disse Maria Lúcia ao acrescentar que o Departamento também conta com um projeto voltado para a orientação de gestantes, em parceria com o Hospital Plantadores de Cana, e também o projeto para dentes traumatizados, voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.