Na noite desta quinta-feira (20), a superintendência de Planejamento realizou a quinta Audiência Pública de apresentação do Plano de Metas do quadriênio 2017-2020. Desta vez, o evento foi realizado no Museu Histórico de Campos e os temas em debate foram Cidadania, Defesa Civil e Segurança Pública. Membros do Procon, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Igualdade Racial, Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ) e Defesa Civil participaram da audiência, esclarecendo as dúvidas dos presentes e apresentando ações já realizadas no primeiro trimestre deste ano. A próxima Audiência Pública de apresentação do Plano de Metas acontece nesta segunda-feira (24), no Universidade Cândido Mendes (UCAM), às 18h30. Gestão Pública, Cooperação, Transparência e Tecnologia da Informação serão os temas em debate.
Além de apresentar as propostas do plano de gestão e as metas voltadas aos pontos em debate, o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, relacionou as ações das secretarias e superintendências neste primeiro trimestre e defendeu a integração entre os setores do governo para superar as dificuldades.
- Debatemos questões relacionadas à igualdade de direitos e sobre segurança pública, que é algo que nos aflige por conta dos índices de violência em nosso estado e em todo o país. Tivemos um debate mais técnico hoje, com muitas questões relevantes e boas sugestões. Igualdade, Cidadania e Segurança Pública são áreas que devem trabalhar integradas para apresentar um melhor resultado diante de tantos desafios – destacou Marcel Cardoso.
O superintendente adjunto do Procon, Bruno Lopes, reafirmou o compromisso do órgão com a proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Ele informou que os atendimentos aumentaram em cerca de 50% em relação ao mesmo período no ano passado.
- Aumentamos os nosso atendimentos em 50% nos primeiros três meses deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2016, estamos trabalhando para garantir um melhor serviço e para que todas as demandas sejam resolvidas. Estamos desenvolvendo o nosso trabalho, nos adequando com a realidade do nosso municipio. Estamos de portas abertas e à disposição em nossa sede para tirar todas as dúvidas da população em relação aos seus direitos. Caso tenha se sentido lesado na compra de um produto ou serviço ou por outro motivo, podem nos procurar e registrar uma queixa. Em 90% dos casos, o Procon consegue resolver o problema, sem demanda judicial – explicou Bruno Lopes.
Ao apresentar as atividades realizadas desde o mês de janeiro na superintendência de Igualdade Racial, a superintendente Lucia Talabi destacou que é preciso mudar a cultura da desigualdade racial.
- O contingente é o mais que sofre, é o que possui o maior índice de mortalidade entre os jovens, é o contingente onde a violência contra a mulher é grande, o que ocupa mais abrigos, é uma cultura. Nós, na superintendência da Igualdade, entendemos que as leis somente não bastam para mudar essa cultura, é preciso criar um trabalho de base, por isso, estamos trabalhando em projetos e ações junto à sociedade civil, seguindo o perfil o perfil do governo que confiamos, do qual estamos fazendo parte – explicou a superintendente de Igualdade Racial.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Willian Bolckau, apresentou aos presentes o plano de ações da GCM para este ano, contando com a parceria com as polícias Militar e Civil para diminuir a violência no município. Ele afirmou que a segurança pública é uma preocupação de todos e que ações já estão sendo realizadas para coibir as práticas delituosas.
- O índice de criminalidade em nossa cidade está insuportável e existe um cuidado da GCM quanto a isso. Está em andamento, junto à secretaria municipal de Ordem e Paz, um projeto para que o número de câmeras de vigilância espalhadas pela cidade aumente, nós temos menos de 50 estão em pleno funcionamento. Esse projeto garantirá a instalação de mais 100 câmeras para auxiliar as polícias Militar e Civil a combaterem a criminalidade em nossa cidade – afirmou o comandante, ressaltando que, as áreas de maior índice de delitos e infrações já foram mapeadas e que o sistema de vigilância irá auxiliar no monitoramento visando garantir maior segurança a população.
O Diretor Executivo da Defesa Civil, Major Edson Pessanha, exaltou o caráter democrático das audiências públicas e explicou todas as ações realizadas desde janeiro.
- Essas audiências públicas são de grande importância, tivemos a oportunidade de dialogar e mostrar rodo o trabalho que a Defesa Civil vem realizando nesses três meses. É bom ver a participação da sociedade, quando a população participa dos processos democráticos, fica mais fácil governar. Nosso trabalho é bastante diversificado, trabalhamos o ano todo, tanto na época de normalidade, quanto nos desastres. Procuramos sempre capacitar a nossa equipe, pois isso sempre fará a diferença no atendimento das demandas da população – destaca o Major Pessanha.
Representando a presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, a diretora de Programas da Infância e Adolescência da FMIJ, Amanda Barreto, também apresentou as ações que estão sendo realizadas e enfatizou o ensino de história para os jovens que integram o programa Gurada Mirim.
- Diante da nossa missão, muitas coisas estão realizadas. Ampliamos o número de vagas em nossos cursos de capacitação, tal como o número de cursos oferecidos e ainda assim, diminuímos em 50% os gastos em relação ao ano anterior. Atualmente temos 13 empresas privadas como parceiras da Fundação, nos ajudando nas políticas voltadas à infância, adolescência e juventude. Além disso, estamos reformando três núcleos, em Guandu, Travessão e Aldeia para melhorar o atendimento nesses locais. Entre as reformulações na Guarda Mirim, uma delas é o ensino da história do nosso município, pois acho incabível construir o futuro sem sabermos de onde viemos e a importância do nosso chão. Além das aulas de história, estamos ministrando aulas de educação no transito e de idiomas, visando uma maior capacitação dos jovens que integram o programa – explicou a Programas da Infância e Adolescência da FMIJ.
Confira o calendário das próximas Audiências Públicas:
24.04 - Gestão Pública, Cooperação, Transparência e Tecnologia da Informação - Universidade Cândido Mendes, às 18h30.
25.04 - Educação - Colégio Eucarístico, às 18h30
26.04 - Audiência Geral - Sesi, às 18h30