Notícia no detalhe
Rafael Diniz participa em Brasília de reunião com Banco Mundial
O prefeito Rafael Diniz esteve presente, nesta terça-feira (25), ao IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, ao longo desta semana. Acompanhando o prefeito estão o secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, e o subsecretário da Transparência, Fernando Antonio.
O primeiro Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), aconteceu em 2012 e hoje é considerado o maior evento sobre sustentabilidade do país. São vários os objetivos do encontro bienal e entre eles está o de reunir autoridades municipais, estaduais e federais, mobilizando os gestores públicos a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo, criando agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.
Com uma extensa programação, o EMDS conta com Salas Temáticas e Arenas de Diálogo, onde são discutidos diversos assuntos, como Mobilidade Urbana e Desburocratização por um Brasil Mais Simples — temas acompanhados de perto pelo prefeito Rafael Diniz neste primeiro dia.
Porém, o ponto alto desta terça-feira em Brasília foi a participação de Rafael Diniz na reunião do Banco Mundial com o grupo seleto de cerca de 40 prefeitos de cidades acima de 300.000 habitantes, convidados para um almoço de integração. Durante o encontro, foi discutida a Estratégia de Parceria do Banco Mundial com o Brasil para os próximos seis anos, além da elaboração de um planejamento estratégico de atuação (2017-2023).
— Foi uma satisfação muito grande ter participado deste encontro, já que tive a oportunidade de ouvir, debater e aprender. É preciso deixar claro que vamos tirar Campos do ostracismo e do esquecimento que passou nos últimos 30 anos. Devemos estar na vanguarda dos municípios brasileiros ao promover um desenvolvimento sustentável para a nossa cidade — afirmou Rafael Diniz, lembrando que os técnicos em áreas específicas de atuação do Banco Mundial se colocaram à disposição dos prefeitos para orientações. “Pudemos ouvir propostas do Banco em relação a parcerias que podem ser concretizadas, não necessariamente envolvendo recursos ou empréstimos, como tradicionalmente se pensa, mas por meio de apoio técnico, consultoria operacional e um novo modelo de gestão”.
Ainda durante o encontro com os prefeitos, o economista chefe para o Brasil do Banco Mundial, Antonio Nucifora, comentou sobre alguns objetivos da Estratégia de Parceria, como fornecer serviços urbanos mais inclusivos e sustentáveis, além de promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Entre os nossos objetivos estão reduzir o risco de investimentos públicos e privados, bem como aumentar o impacto das atividades de serviços de aconselhamento. A ideia é contribuir com a análise de experiências internacionais e auxiliar os municípios brasileiros”.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/12/2025 17:55:40 Rodoviárias já registram aumento no movimento pelas festas de fim de ano
- 24/12/2025 10:26:43 Casais consolidam união e elogiam cerimônia do Casamento Comunitário
- 24/12/2025 09:39:41 Integrante do Moto Club de Campos leva solidariedade de Natal ao HFM
- 23/12/2025 22:00:04 Prefeito Wladimir inaugura primeira etapa da Orla de Guarus
- 23/12/2025 17:38:04 Distribuição de presentes marca ação de Natal nas unidades pediátricas da FMS
Rodoviárias já registram aumento no movimento pelas festas de fim de ano
2412 10h26Casais consolidam união e elogiam cerimônia do Casamento Comunitário
2412 09h39Integrante do Moto Club de Campos leva solidariedade de Natal ao HFM
2312 22h00Prefeito Wladimir inaugura primeira etapa da Orla de Guarus
2312 17h38Distribuição de presentes marca ação de Natal nas unidades pediátricas da FMS
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















