O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho foi lembrado, em Campos, dando início à programação de eventos da Semana do Trabalhador que segue até o dia 5 de maio. Na manhã desta sexta-feira (28), o Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST) montou uma tenda no pátio da secretaria de Saúde, onde equipes de Segurança do Trabalho da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram um trabalho de orientação e conscientização sobre Engenharia e Segurança do Trabalho, além da importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Durante o evento, foi apresentado os tipos de equipamentos individuais mais utilizados para proteção do trabalhador, como luvas, óculos, máscaras e calçados específicos. A equipe de Segurança do Trabalho também percorreu as dependências da secretaria apresentando o PMST, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (Cerest-NF), além de distribuir panfletos sobre prevenção dos acidentes de trabalho e alertando contra o trabalho infantil, cujo material informativo foi cedido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo a coordenadora do PMST, Renata Juncá, a maioria dos acidentes de trabalho é evitável. "A importância de trabalhos de conscientização é justamente fornecer informações aos trabalhadores sobre a importância de estarem protegidos para evitar acidentes. Segundo dados que levantamos, a falta do EPI é uma das principais causas de acidente de trabalho", ressaltou.
De acordo com estatística montada pelo Programa, com base em dados de 2016, a maior parte dos acidentes de trabalho ocorre com trabalhadores da construção civil, seguido dos que atuam no comércio e prestadores de serviço. A maioria dos acidentados é homem entre 20 e 40 anos. A estatística mostra ainda que 70% dos acidentes são típicos dos locais de trabalho dos acidentados e 30% são acidentes de trajeto.
— Com base nesses dados, montamos estratégias de ações voltadas para prevenir os acidentes — comentou Renata Juncá ao acrescentar que o PMST vai desenvolver um trabalho de conscientização e prevenção de acidentes biológicos para os profissionais que atuam na secretaria de Saúde e na FMS.
A técnica de Segurança do Trabalho, Maria Fernanda Martins, que atua no Hospital Ferreira Machado (HFM), falou sobre a importância do EPI. "Todo equipamento de proteção individual é importante para o trabalhador, pois previne ele de qualquer tipo de acidente. No caso dos profissionais que atuam no HFM, os óculos são muito utilizados, as luvas de procedimento, os protetores faciais também. Cada profissional deve receber seu equipamento, que pode variar de acordo com a necessidade da função que exerce", disse.
A programação de eventos da Semana do Trabalhador conta com diversas atividades. Na segunda-feira, dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, acontece o passeio ciclístico do Trabalhador, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME). A concentração está marcada para as 8h, na Praça do Santíssimo Salvador. No dia 2, o PMST vai montar uma tenda, na praça, para aferição de pressão arterial e glicemia capilar durante evento junto à Superintendência de Trabalho e Renda, das 9h às 11h.
Do dia 2 ao dia 4 de maio, acontece ginástica laboral nas repartições públicas, como secretaria de Educação, Cultura e Esporte, secretaria de Saúde e na sede da Prefeitura de Campos. Já no dia 3 de maio, às 9h, uma palestra sobre "Motivação Profissional no Serviço Público" será ministrada pelos médicos Jorge dos Santos e Renata Juncá, no auditório do Hospital Geral de Guarus (HGG).
A programação segue no dia 4 quando uma tenda será montada pelo PAST, na sede da Prefeitura de Campos, das 9h às 11h, para aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Às 15h, no auditório da Prefeitura, a coordenadora do PAST, Renata Juncá, vai fazer apresentação do programa e palestras sobre os temas "Programa do Servidor: Causas de Afastamento do Trabalho e Policlínica do Servidor" e "Motivação para o trabalho no Serviço Público". Antes e após a palestra haverá ginástica laboral nas repartições da Prefeitura para divulgação e sensibilização da saúde do trabalhador.
Para fechar a programação, dia 5, às 10h, acontece a inauguração da Policlínica do Servidor, cuja sede fica na esquina da rua dos Goitacazes com a rua Comendador José Francisco Sanguedo (antiga Aquidaban). Às 14h acontece o Fórum Técnico de Saúde do Trabalhador, promovido pelo CEREST-NF na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, com participação de sindicatos, Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho e INSS.