Dando continuidade à programação da Semana do Trabalhador, uma aula de ginástica laboral foi realizada nas dependências da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) na tarde desta quarta-feira (03). A iniciativa é do Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST), que conta com o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) e com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME).
Segundo a coordenadora dos programas, Renata Juncá, a iniciativa faz parte de uma política de prevenção, visando a implantação de um programa mais amplo para melhorar a qualidade de vida dos servidores e também o atendimento oferecido. Dentro dessa proposta, também, será inaugurada nesta sexta-feira (05), a Policlínica do Servidor, localizada na esquina das ruas dos Goitacazes com Comendador José Francisco Sanguedo (antiga Rua Aquidaban).
— Temos dados que comprovam casos de licenças médicas, principalmente, nas secretarias de Saúde e Educação, por motivos que poderiam ser evitados através da prevenção. A partir da identificação desses dados, queremos ajudar os servidores e isso faz parte da proposta do Programa Municipal de Saúde do Trabalhador. Na Policlínica, vamos atuar na prevenção, assistência e reabilitação – informa Renata Juncá.
Durante a ginástica laboral, o professor Marcos chamou a atenção para a importância de dedicar alguns minutos do dia para esta atividade. A ginástica laboral tem três etapas: preparatória, compensatória e relaxamento.
— É importante fazer alguma atividade e sempre respeitar os limites do corpo. Comece por atividades pequenas e, depois, vá evoluindo — explica o professor, lembrando que estudos recentes comprovam a eficácia de realizar atividades físicas em, pelo menos, um dia na semana.
O professor também comentou sobre a importância de atividades como alongamento e agachamento para todos os profissionais e deu dicas para os que passam muito tempo sentados e realizando atividades no computador. “Podemos também fazer caminhadas curtas e até utilizar mobiliário do setor como apoio para algumas atividades. Precisamos de saúde para trabalhar. Não podemos ser consumidos pelas máquinas”, conta.
A servidora pública Raquel Rodrigues sentiu na pele os primeiros resultados da ginástica laboral. “Já dá um alívio. Para a gente, que fica muito tempo no computador, quando para sente o fluxo do corpo mudar. Essa pausa para a ginástica, mesmo que seja por cinco minutos, já faz a diferença”, relata a servidora.
Programação continua - A programação segue nesta quinta-feira (04), quando uma tenda será montada na sede da Prefeitura de Campos, das 9h às 11h, para aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Às 14h30, será realizada ginástica laboral nas dependências da prefeitura e, às 15h30, será ministrada uma palestra no auditório Edgard Coelho dos Santos com a coordenadora do PMST e do Past, Renata Juncá, que vai falar sobre "Programa do Servidor, Causas de Afastamento do Trabalho e Policlínica do Servidor" e "Motivação para o trabalho no Serviço Público". Na sexta-feira (05), encerrando a programação, será inaugurada a Policlínica do Servidor.