Patinadores, ciclistas, skatistas, corredores, pedestres, dançarinos e família campista aprovaram a inauguração do Projeto Via Esporte, realizado neste domingo (08), na Avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a BR-101 e Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão). A iniciativa da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação de Esportes, agradou a todos os segmentos que compareceram ao local.
-A ideia é oferecer um local com segurança e amplo para que os campistas tenham esse hábito de se reunir para prática de atividade física, interação junto aos seus grupos de esportes e principalmente com a família. Este é o primeiro dia do evento e vamos avaliar se será necessário estender o horário. Inicialmente, funcionará todo domingo de 7h30 às 13h - destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.
Todo domingo, o espaço da avenida Arthur Bernardes será delimitado pela Guarda Civil Municipal (GCM), que também irá orientar os motoristas. A Fundação Municipal de Esportes já está estudando a viabilidade do projeto ser levado para outros pontos do município, como para a Avenida Bartolomeu Lisandro, Jardim Carioca e Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). No Cepop, já está em fase de estudo também a implantação de uma escolinha de ciclismo e reserva de uma área para grupos de patinadores da cidade.
- A Fundação também vem buscando parcerias junto a iniciativa privada para realização de um torneio de vôlei, no Cepop. A proposta da Prefeitura é massificar o esporte no município e incentivar as crianças, jovens e os adultos, a participarem das competições e festivais que a Prefeitura busca realizar - disse Thuin.
A patinadora, Flávia Sanguedo e o filho Arthur, de 7 anos, também aprovaram o Projeto Via Esporte. “Precisávamos de um espaço público destinado ao esporte como este, onde atletas de várias modalidades e até a família possa se reunir e aproveitar. Eu e meu filho fazemos parte de um grupo de patinadores urbanos e treinamos todos os dias à noite pelas ruas da cidade. Este local é muito bem vindo, concluiu a patinadora.
Quem também aprovou o espaço foi o atleta, Davi Pessanha, que levou a esposa Geanne e a filha de oito meses, Giovanna, para passear no carrinho e curtir o espaço. “O esporte é uma ferramenta de inclusão e aqui, além de poder correr, temos a oportunidades de conhecer outros grupos de atletas, das mais diversas modalidades e interagir. Além da segurança, já que podemos ver a Guarda Municipal no local, garantindo a segurança no trânsito e para quem tirou a manhã para a atividade esportiva", concluiu Davi.
RENDA – O vendedor de água e refrigerantes, Amarito Bessa da Silva, também elogiou o Projeto Via Esporte. "É mais um lugar que podemos trabalhar para ampliar nossa renda, já que o local vai funcionar todos os domingos. Aqui tem muita gente circulando e com o sol, a previsão é de vendas", finalizou.
A Prefeitura de Campos, por meio do setor de Postura, credenciou inicialmente 10 ambulantes para trabalharem no Projeto Via Esporte, entre a Avenida José Alves de Azevedo ( Beira Valão) e a rotatória antes da BR- 101. O espaço também foi usado para aluguel de triciclo. A ideia da Prefeitura é fomentar também a economia do mercado informal.