Dentro da programação de aniversário de seus 16 anos, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (APM) recebeu, na tarde da última terça-feira (17), a doação de parte do acervo do professor e pesquisador João Oscar, ex-secretário de Educação de São João da Barra, falecido em 2006. Foram doados 17 livros considerados raros pela época da publicação. A doação foi feita em São João da Barra por André Pinto, filho de João Oscar.
Entre os documentos doados está o relatório apresentado à Câmara de Macaé sobre a proposta de orçamento em 1900, um catálogo de peças raras da mapoteca do ministério das relações exteriores e um estudo de 1951 sobre a história do Espírito Santo. A doação permite a manutenção da ligação do APM com a pesquisa de João Oscar, como relata o diretor do Arquivo, Carlos Freitas.
— Essa é uma forma de homenagearmos e mantermos a pesquisa de uma pessoa que se dedicou a pensar a nossa região. As obras que recebemos também foram citadas no trabalho de João Oscar, então, termos esse acervo favorece a pesquisa. A doação foi um gesto muito importante da família e tomara outras famílias tenham gestos como este — disse Carlos Freitas, que foi a São João da Barra receber o material raro.
A programação de aniversário do APM começou no dia 8 de maio, com a oficina de Conservação e Noções de Restauração. Também foi realizado dentro da programação o Curso de Paleografia e a palestra “A importância das fontes documentais para a pesquisa”, comentou Carlos Freitas.
Nesta quinta-feira (18), data em que se comemora o aniversário do Arquivo Público, a partir das 15h, haverá uma grande solenidade começando pela palestra com o tema “A importância do açúcar na formação do Norte Fluminense”, ministrada por Arthur Aristides Soffiati Netto, e abertura da exposição temporária Memória do açúcar com empréstimo de material de usinas, especialmente, a de Outeiro, e do Sindicato do Açúcar. A programação inclui lançamento do fundo documental do Sindicato do Açúcar e de Godofredo Tinoco. Também haverá homenagem ao jornalista Fernando Leite, um grande incentivador, que lutou para a instalação do Arquivo Público no Solar do Colégio. No dia 24, às 17h, haverá missa especial com cantata na capela do Solar do Colégio dos Jesuítas, onde funciona o APM, localizado na Estrada Sérgio Vianna Barroso, 3060, em Tócos.
Programação de Aniversário do Arquivo Público
Dia 18/5 - a partir das 15h - Grande solenidade :
Palestra “A importância do açúcar na formação do Norte Fluminense” – Arthur Aristides Soffiati Netto
Abertura da exposição temporária Memória do açúcar
Lançamento do o projeto “O Arquivo vai à escola”
Doação do material João Oscar
Lançamento do fundo documental do Sindicato do Açúcar
Lançamento do fundo documental Godofredo Tinoco – Genilson Soares
Homenagem a Fernando Leite com placa comemorativa
Dia 24/5 - às 17h - missa especial com cantata
Dia 6/6 - a partir das 15h - Palestra de Genilson Soares e abertura da Exposição sobre as obras de melhoramentos e embelezamento da cidade
Dia 8/6 - a partir das 14h30 - Abertura da exposição “Gente que é nome de Arquivo: Waldir Pinto de Carvalho”, com debate mediado pelo professor Carlos Eugênio Soares e apresentação teatral da FCJOL