A vice-prefeita, Conceição SantAnna, junto com a equipe da superintendência dos Direitos do Idoso e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mário Filho, estiveram nesta quinta-feira (18), na Casa de Convivência de Conselheiro Josino para entregar as Cadernetas de Saúde aos associados. Durante a ação, os idosos participaram de um café da manhã e da contação da história do Ururau da Lapa, explanada pelo coordenador de eventos Flávio Araújo.
O documento, considerado como a segunda identidade do idoso já foi entregue na Casa de Convivência do Parque Tamandaré e em Travessão. Segundo Conceição, é importante que o idoso tenha a Caderneta de Saúde sempre com ele.
— O idoso está tendo seu espaço de volta, sendo respeitado e valorizado, como sempre deveria acontecer. Essa Caderneta de Saúde mostra mais uma vez que o trabalho da superintendência vem alcançando todas as metas estabelecidas – pontuou.
A superintendente Heloísa Landim enfatizou que as cadernetas eram para ter sido entregues desde 2008 e a maioria dos idosos não conhecia o documento. “Durante a entrega também explicamos a finalidade e colocamos uma equipe à disposição para o preenchimento junto aos idosos. Nosso objetivo é proporcionar um envelhecimento ativo e saudável à população com mais de 60 anos de idade. O idoso está tirando o empoeiramento e se vestindo de empoderamento”, disse.
No documento, que deverá ser preenchido por familiares ou pela assistente social da Casa de Convivência, além dos dados pessoais, deverão estar também descritos os dados sobre a saúde do idoso como doenças, medicamentos usados, vacinas, últimas consultas médicas e se é portador de algum tipo de alergia.
O cronograma de entrega das Cadernetas está sendo cumprido de acordo com determinação do prefeito Rafael Diniz, para que o cidadão que more em áreas mais afastadas da Casa de Convivência do Parque Tamandaré não precise se deslocar ao Centro para receber o documento. A próxima entrega será realizada em Dores de Macabu, com data ainda a ser marcada.