Ressaltar a importância da sinalização viária, do uso dos equipamentos de segurança e o respeito, também, aos limites de velocidade. Estes são os principais objetivos da campanha “Maio Amarelo” — movimento mundial de luta pela conscientização e humanização no trânsito. Segundo o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Renato Siqueira, todos os usuários do sistema de trânsito devem estar atentos à legislação, para redução dos índices de acidente no município.
Nesta quinta-feira (25), duas ações serão realizadas, a partir das 9h: uma no cruzamento da Avenida Pelinca com a Rua Conselheiro José Fernandes, e outra com apoio da Band FM entre as avenidas 28 de Março e José Alves de Azevedo, na área central, adesivando veículos e chamando a atenção para a importância da campanha. À tarde, a ação será entre a Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) e avenida José Alves de Azevedo. Nesta quarta-feira (24), uma equipe do instituto esteve na área central.
— Temos dados de que, em 2016, foram registrados 4.310 acidentes no município, envolvendo carros, motos e atropelamentos. Este número é 30% superior à média mundial, que já é grave. Destes acidentes, cerca de 54% estão relacionados às motocicletas, onde muitas vezes, os condutores não utilizam equipamentos de segurança, como o capacete e, trafegam em alta velocidade, não respeitando regras básicas de segurança — ressalta Renato Siqueira.
Siqueira lembra que a participação de todos é muito importante para reduzir os índices de acidente.
— É importante que as pessoas contribuam para tirar o Brasil do 9º lugar do ranking de acidentes no mundo. Há registros da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que 90% destes acidentes ocorrem nos países em desenvolvimento. Ao todo, 178 países foram pesquisados. A previsão de vitimados de acidentes para 2020, no mundo, é de 2 milhões de pessoas, se a proporção de acidentes continuar. Isso representa quatro vezes a população atual de Campos sendo vítima de acidentes. Dados de 2009 da OMS apresentaram 50 milhões de pessoas no mundo com sequelas de acidentes — destacou Siqueira.
Outras ações em curso, são as alterações de tempos semafóricos, iniciando pelo da Avenida XV de Novembro, em frente ao Fórum Maria Teresa Gusmão. “Estamos estudando outros locais, para ressaltar o foco da mobilidade no pedestre, visto os atuais vetores de planejamento urbano terem este condicionante, ou seja, os espaços urbanos, no mundo, tem o pedestre como o seu principal elemento e, não mais o automóvel”.
Parceria - O presidente do IMTT lembra que o planejamento da campanha em Campos contou também com a participação da Guarda Civil Municipal e Sest/Senat e, mais recentemente, ganhou novos parceiros, como o Corpo de Bombeiros e a Guarda Mirim, programa desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). A partir de agora, até o final da campanha, as equipes estarão em locais alternados realizando ações de conscientização. “No domingo (28), dependendo das condições climáticas, estaremos no Via Esporte, na Avenida Arthur Bernardes”, informa Renato.
Simpósio - No dia 31, será realizado no auditório do Sest/Senat o simpósio de ações preventivas "Por um trânsito mais seguro", das 7h30 às 17h. Serão palestrantes: Iuri Guerra (Polícia Rodoviária Federal), Renato Siqueira (IMTT) e a psicóloga Janaína SantAnna. Durante o dia, haverá ainda workshops com os seguintes temas: Dinheiro ou vida?, Matar ou morrer? e Ver e ser visto, sua vida depende disso. Todos ministrados por instrutores do Sest/Senat. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: sharlyssantos@sestsenat.org.br.