Notícia no detalhe
IMTT prossegue com campanha de conscientização e humanização
Dando continuidade à campanha Maio Amarelo, movimento mundial de luta pela conscientização e humanização no trânsito, que visa a redução do índice de acidentes, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) em conjunto com a Guarda Civil Municipal realizou ação nesta sexta-feira (26) na Avenida XV de Novembro, próximo ao Fórum Maria Tereza Gusmão. A população tem sido receptiva à campanha e, segundo o presidente do IMTT, Renato Siqueira, a educação no trânsito é fundamental. Ele participou da ação e apontou as infrações cometidas neste trecho, que conta com sinalização vertical e horizontal.
- Neste trecho da XV de Novembro, temos dois problemas sérios, de desrespeito à sinalização, um deles, é a alta velocidade com que os veículos trafegam acima da velocidade permitida para o trecho, que é de 30km/h. É uma via urbana, onde trafegam também muitos caminhões, por isso, os motoristas e motociclistas devem ficar mais alertas, visto haver travessia de pedestres e ate circulacao de ciclistas – informa o presidente do IMTT.
A abordagem aos motoristas é feita enquanto o semáforo está vermelho. Uma faixa fica exposta e a equipe conversa com motoristas e adesiva os veículos. Renato Siqueira destaca que a educação no trânsito é fundamental para reduzir o índice de acidentes, que são expressivos no município.
- Muitas vezes, vimos nas ruas muitos flagrantes de desrespeito à sinalização e este é um dos pontos onde isso acontece, além dos veículos trafegarem em alta velocidade, também, avançam o semáforo vermelho, expondo os pedestres a sérios riscos de acidentes, que podem ser fatais. Recentemente, criamos um tempo para pedestres, que não existia, possibilitando que as pessoas atravessem com segurança a pista, mas também é preciso que os motoristas e motociclistas respeitem a sinalização, para garantir a segurança no trânsito. – informa o presidente do IMTT.
Para o taxista Jaime Terra, 47 anos, a campanha tem um papel muito importante. “Toda iniciativa para a educação no trânsito é bem vinda”, disse o taxista que, por trabalhar dirigindo, diariamente, conhece bem as dificuldades de trafegar onde, muitas vezes, as regras de trânsito não são respeitadas.
A campanha também conta com a participação do Sest/Senat e, mais recentemente, ganhou novos parceiros, como o Corpo de Bombeiros e a Guarda Mirim, programa desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ)
Últimas Notícias adicionadas
- 04/06/2025 18:30:51 Oito escritores fazem lançamento de suas obras neste dia na 12ª Bienal do Livro
- 04/06/2025 17:25:47 Campos será representada na feira Expo-Rio de Turismo 2025
- 04/06/2025 16:26:09 Final do Louva Campos será no dia 9 de junho com entrada gratuita no Trianon
- 04/06/2025 16:13:16 Fabrício Carpinejar lota Arena Jovem da 12ª Bienal do Livro de Campos
- 04/06/2025 15:39:26 Espetáculo mistura contação de história, música e desenho na 12ª Bienal do Livro
Oito escritores fazem lançamento de suas obras neste dia na 12ª Bienal do Livro
0406 17h25Campos será representada na feira Expo-Rio de Turismo 2025
0406 16h26Final do Louva Campos será no dia 9 de junho com entrada gratuita no Trianon
0406 16h13Fabrício Carpinejar lota Arena Jovem da 12ª Bienal do Livro de Campos
0406 15h39Espetáculo mistura contação de história, música e desenho na 12ª Bienal do Livro
12ª Bienal do Livro de Campos: Estrutura no Cepop entra na fase final de montagem
2Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
312ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
4Bienal no Cepop: Editoras e livrarias já estão com os livros prontos para a feira
5Programação da 12ª Bienal do Livro de Campos lançada no Teatro de Bolso
6Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu