Notícia no detalhe
Abertura de exposição e palestra nesta terça no Arquivo Público
Por: Liliane Barreto -
Foto: Antônio Cruz e Divulgação - 06/06/2017 - 09:22:56
Dentro das comemorações pela 1ª Semana Nacional dos Arquivos, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tócos, uma programação especial até o dia 21. Nesta terça-feira (6), a partir das 15h, haverá abertura da exposição sobre as obras de melhoramentos e embelezamento da cidade: um olhar através dos documentos (séculos XIX e XX) e palestra do publicitário e pesquisador Genilson Soares sobre o mesmo tema. De acordo com o palestrante, o período “marca a transição da Cidade com ares coloniais para a modernidade”.
Segundo Genilson, as imagens fotográficas que ilustram os painéis da exposição, são provenientes do Álbum dos Melhoramentos de Campos de 1916 e que pertence ao acervo da Biblioteca Nilo Peçanha. Além da abertura da exposição, também, haverá a palestra sobre o mesmo tema. O palestrante ressalta o ponto central.
— “A grande iniciativa da aristocracia açucareira de Campos em financiar as obras de melhoramentos da Cidade, por meio de uma taxa sobre o açúcar produzidos em suas usinas — disse.
Gente que é nome de Arquivo – No dia 8, a partir das 14h30, será aberta a exposição “Gente que é nome de Arquivo: Waldir Pinto de Carvalho”, com debate mediado pelo professor Carlos Eugênio Soares e apresentação teatral da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A proposta é, a cada semestre, homenagear um autor campista. “Vamos começar homenageando o escritor Waldir de Carvalho, que dá nome ao Arquivo Público, mas vamos homenagear outros escritores também. Queremos que, através de toda essa programação, as pessoas conheçam o Arquivo sob uma nova perspectiva”, informa a historiadora Rafaela Machado.
Em maio, foi iniciada a programação pelo aniversário de 16 anos do Arquivo Público Municipal, que contou com oficina de Conservação e Noções de Restauração, curso de Paleografia; palestra sobre “A importância das fontes documentais para a pesquisa” com Carlos Freitas; doação do material João Oscar; palestra “A importância do açúcar na formação do Norte Fluminense”, com o professor Arthur Aristides Soffiati Netto; abertura da exposição temporária Memória do açúcar; lançamento do projeto “O Arquivo vai à escola” e do fundo documental do Sindicato do Açúcar e de Godofredo Tinoco.
Últimas Notícias adicionadas
1
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação