A vice-prefeita Conceição SantAnna representou o prefeito Rafael Diniz, nesta quarta-feira (7), na solenidade em que foi apresentado o primeiro “simulador híbrido de direção” de todo o Norte e Noroeste Fluminense, e um dos 60 do país. O equipamento pertence ao SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional da Aprendizagem do Transporte) e foi apresentado no auditório da instituição, onde também compareceram o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, e o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso.
Produzido na Espanha e adquirido por mais de R$ 600 mil cada equipamento, o simulador reproduz as condições das estradas da região em que cada um foi instalado. Destinados a motoristas de caminhões, carretas, bitrens, ônibus comuns e até ônibus articulados, os equipamentos são de alta tecnologia e reproduzem até mesmo neblinas e chuva intensa, simulando as condições mais difíceis encontradas pelos profissionais nas estradas.
— Até o final do ano, a nossa meta é atender 300 motoristas. O programa conta com exercícios que simulam desafios encontrados nas rodovias. Se uma determinada empresa, por exemplo, vai viajar para o Sul do país, vemos as condições climáticas de lá e, a partir destas informações, preparamos o exercício adequado à realidade da empresa. Se for local de geada, ele terá um exercício que vai lhe apresentar estas condições — informa o coordenador do Sest/Senat, Sérgio Moreira.
Para o supervisor do Conselho Regional Rio do Sest Senat, Edélcio Luduvice, a partir de agora será possível dar a esses profissionais condições de treinamento superiores. “E isso reflete na sociedade como um todo. O Brasil teve oficialmente 41 mil mortos nas estradas em 2013, mas se considerarmos os feridos que depois morrem nos hospitais, esse número pode chegar a 80 mil. Ter na estrada um motorista melhor preparado é investir na mudança desse quadro — afirmou.
Após a palestra para 180 pessoas no auditório, foram todos ao local onde o simulador estava instalado. E a vice-prefeita foi a primeira a experimentar o equipamento.
— O sistema Sest/Senat está de parabéns. Eu já fiz um curso aqui e sei da qualidade dos serviços e grande capacidade de seus profissionais. Mas sinto que muitas empresas ainda não têm a percepção dessa realidade. Elas precisam estar atentas a isso, estar cientes do benefício que podem levar à população, com mais segurança nas estradas, através de uma melhor capacitação e reciclagem de seus motoristas — incentivou Conceição SantAnna.
O presidente do IMTT também destacou o ganho para os profissionais e todas as empresas da região com a chegada do equipamento. “Trata-se de uma ferramenta muito importante para termos motoristas bem mais preparados nas estradas, principalmente em relação ao setor de transporte de passageiros, quando envolve a segurança de terceiros”, observou Renato.
Marcel Cardoso destacou o aperfeiçoamento garantido aos trabalhadores. “A implantação do simulador híbrido é uma importante iniciativa do Sest/Senat e irá garantir aperfeiçoamento dos trabalhadores do setor de transporte, tanto de passageiros quanto de cargas, em nossa região, que possui um papel importante na logística regional, sendo cortada por duas rodovias federais, centros de distribuição de cargas e um terminal portuário”.