O Cais da Lapa recebeu na manhã deste sábado (10) o I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo, no Rio Paraíba do Sul. Ao todo, 84 atletas da pesca esportiva iniciaram o torneio, ocupando 42 embarcações no trecho entre a Usina Santa Cruz e o Solar dos Airizes. Logo no inicio da competição, o presidente da Ecoanzol e coordenador do Torneio, Marcelo Fernandes, já havia recebido a primeira ligação da equipe de fiscalização, anunciando a captura do primeiro robalo, que media 75 centímetros, no trecho entre a Ponte General Dutra e o Cais da Lapa.
O término da competição está previsto para às 17h30 e em 90 minutos de disputa, seis espécies já haviam sido capturadas e colocadas em uma piscina para exibição ao público, onde foi realizada a medição e a devolução dos peixes ao ambiente. Ainda de acordo com o presidente da Ecoanzol, o objetivo do evento é fomentar o turismo na região, por meio da pesca esportiva, um dos segmentos que mais cresce no país, gerando divisas para o município e acima de tudo, desenvolver uma conscientização ambiental, mostrando que o Rio Paraíba do Sul tem um grande potencial. “A prova disso, foi a captura de seis robalos em menos de duas horas”, comentou Fernandes.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, participou da abertura do torneio e destacou que o evento já é um sucesso, considerando o número de participantes presentes. Ele destaca que, aos poucos, o campista está descobrindo o tesouro que corta o município, que é o Rio Paraíba do Sul.
- Esse é o primeiro de muitos eventos que pretendemos desenvolver nas águas do Paraíba do Sul, e também já estamos conversando com o presidente da Ecoanzol, para realizar Torneio de Pesca na Praia do Farol de São Thomé no próximo verão - concluiu Thuin.
De acordo com o superintendente de Turismo, Junior Lucena, trata-se de uma grande oportunidade de mostrar o potencial turístico do Rio Paraíba do Sul. “O I Torneio de Pesca ao Robalo já é um sucesso de público, como podemos constatar nesta manhã nublada aqui no cais da Lapa, onde dezenas campistas vieram prestigiar esse evento. Destacamos que estamos trabalhando de mãos dadas com a iniciativa privada para fomentar a cidade, conforme orientação do prefeito Rafael Diniz. Esse é só o começo da revitalização do Rio Paraíba do Sul, já que estamos conversando com o presidente da FME, Raphael Thuin, para juntos realizarmos circuitos de remo, stand-up paddle e outras atividades esportivas que contribuam para aquecer o Turismo”, destacou Júnior Lucena.
O Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo, tem a organização da Ong Ecoanzol e contou com os apoios da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, Instituto Federal Fluminense, Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraiba do Sul e Itabapoana, Associação Norte Fluminense de Engenharia e Arquitetura, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), NF Campos -RJ- Convention & Visitors Bureau, DCP, Hotel Tulip Inn, Orca Clube de Pesca e ITEP - Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares, além de patrocinadores como a Porto do Açu, Águas do Paraíba, Mogi Mirim, Inter Green, Z Metal Jumping Jig, Hotel Cravo e Canela, Igui, Barrão Pesca e Camping, Jota Seg, Hidro Dinâmica Academia, Del Mont, Drogaria Leopoldina e Fatal Jigs.