Os idosos do Centro de Convivência de Dores de Macabu, em Campos, ganharam uma manhã diferente neste sábado (10). A abertura do projeto Sábado Ativo, da superintendência dos Direitos do Idoso, aconteceu no distrito em um clima de descontração e responsabilidade social. Durante o evento, realizado na praça de Dores, os idosos receberam a caderneta de saúde da pessoa idosa e também puderam contar com serviços de aferição de pressão, teste glicêmico e atividades desenvolvidas por profissionais de educação física.
A superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, disse que o evento é uma iniciativa inédita no município e ressaltou a importância do projeto Sábado Ativo ter começado em Dores de Macabu, onde o Centro de Convivência ficou sem os atendimentos necessários por 8 anos. "Esse é o primeiro Sábado Ativo de muitos e não escolhemos começar em Dores de Macabu por acaso. Foi uma escolha emblemática pelo fato de o Centro de Convivência ter ficado fechado por 8 anos e neste ano conseguimos reestruturá-lo. Estamos fazendo valer a palavra do prefeito Rafael Diniz, que é de estar onde a população mais necessita. E estamos fazendo isso e vamos estar em todas as áreas de Campos. Hoje o Sábado Ativo acontece uma vez por mês, mas pretendemos fazer de 15 em 15 dias e, posteriormente, a cada semana. Também pretendemos implantar assessoria jurídica nos próximos eventos", afirmou ao acrescentar que o projeto possui uma parceria com o Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa).
Segundo a coordenadora do Centro de Convivência de Dores de Macabu, Juliana Correa Sodré Pinto, atualmente a unidade possui cerca de 120 idosos cadastrados e realiza aproximadamente 50 atendimentos por semana, abrangendo moradores de localidades vizinhas também como Ponta da Lama, Guriri e outros. "Antes não existia um atendimento adequado para os idosos. Hoje nós trabalhamos com atividades físicas três vezes por semana, temos atendimentos médicos com clínicos e cardiologistas, contamos com o pessoal da enfermagem que faz a aferição de pressão arterial e outros procedimentos. Também trabalhamos com a parte de animação cultural. Tudo isso para melhorarmos a qualidade de vida saudável e ativa de nossos idosos", explicou.
O evento foi aberto com a exibição de um vídeo com as atividades desenvolvidas no Centro de Convivência e com depoimentos de alguns idosos assistidos. Também foram apresentadas palestras sobre a importância das atividades físicas para o envelhecimento saudável e ativo, com enfermeira do Isecensa Ana Paula, e com o coordenador do curso de Educação Física do Isecensa e de atividades físicas da superintendência dos Direitos do Idoso, Maurício Calomeni. A equipe de nutrição do Centro Dia também falou sobre alimentação saudável para os idosos.
O Sábado Ativo foi encerrado com um bailão organizado pelo animador cultural Dudu Guedes , da superintendência dos Direitos do Idoso. Walmira de Souza Pessanha, de 83 anos, foi uma das participantes das atividades. "Estou achando tudo muito bom. A volta dos atendimentos no Centro de Convivência foi uma ótima coisa que o prefeito fez pela gente. Hoje conseguimos atendimento médico com facilidade, temos diversas atividades a nossa disposição, muito bom mesmo", opinou.
Outro morador de Dores que também participou do Sábado Ativo foi o senhor Manoel Florias, de 78 anos. "A gente está sendo abençoado com as atividades que temos agora e com toda essa atenção voltada para a gente. O idoso está crescendo outra vez", opinou.