Notícia no detalhe
Escolas seguem com visitas ao CEA pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
Por: Liliane Barreto -
Foto: Divulgação - 14/06/2017 - 18:55:39
Dando continuidade às atividades do Centro de Educação Ambiental (CEA), pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, várias escolas continuam procurando o espaço. Esta semana, visitaram o CEA a Escola Municipal Sagrada Família e, também, a Escola São Geraldo, que visitou o Jardim Sensorial, uma parceria com a Sala Verde do Instituto Federal Fluminense (IFF). O CEA é um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Só esta semana, 84 alunos das duas escolas visitaram o CEA.
Durante as visitas, várias atividades são desenvolvidas, como palestras, oficinas, trilha ecológica, visita ao viveiro e ao Jardim Sensorial, exibição de vídeo educativo sobre cuidados com o meio ambiente e piquenique. “Na visita de terça-feira, começamos com a acolhida dos alunos de 7 a 8 anos da Sagrada Família no auditório, exibição de vídeo e um bate-papo sobre reciclagem e, depois, passamos para uma sequência de atividades de conscientização ao ar livre”, afirma o gerente de Educação Ambiental, Júlio Carlos da Silva Júnior.
Na programação, exibição do filme Os Guardiões da Biosfera com bate-papo sobre o pantanal. “Também conversamos sobre animais em extinção”, informa o gerente de Educação Ambiental que completou: “costumo orientar às escolas para pedir aos alunos para que tragam material reciclado para troca”.
— A partir daí, damos vários exemplos de forma prática das consequências de se descartar material reciclável indevidamente e mostramos, também, o outro lado: como estes materiais podem ser aproveitados. Na visita de terça, as crianças trouxeram caixas de leite, garrafas pet, entre outros produtos. Falei com eles sobre o processo de contaminação que uma caixa de leite pode provocar ao meio ambiente e como ela pode ser utilizada quando reciclada — explicou Júnior.
Ele também falou sobre o programa desenvolvido pela Secretaria, como a troca de óleo de cozinha usado por detergente e os materiais reciclados por mudas. “No berçário de mudas, mostramos como as caixas de leite podem ser reaproveitadas. Encontramos uma cigarra e, como o pé de carambola estava carregado, cada criança pode levar uma fruta para casa e elas adoraram”.
A programação também conta com a participação de integrantes do Programa de Respeito à Integridade Ambiental (PRIA) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O CEA está localizado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, em Guarus. O agendamento para visitação ao espaço pode ser feito através do telefone (22) 98175-1534 ou do e-mail gerencia.cea.smda@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
1
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação