Notícia no detalhe
Conscientização com teatro e música no Dia de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa
O encerramento da programação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa lembrado em Campos nesta quarta-feira (14) teve teatro e música. Idosos das Casas de Convivência da Melhor Idade participaram das atividades, realizadas na Praça do Santíssimo Salvador, onde a programação teve início de manhã.
A encenação foi um alerta aos filhos que mantém uma relação desrespeitosa e, muitas vezes, violenta com os pais. “Muitas pessoas tratam os pais idosos como se fossem incapazes por ter mais de 60 anos e isso não é verdade. Todos os idosos das Casas de Convivência estão em pleno vigor e com ótima memória. Em um mês e 10 dias de teatro, por exemplo, já fizemos um jogral, uma esquete e uma peça para o Dia das Mães. Além de arte e cultura, o teatro é terapia”, afirma o pedagogo e professor de teatro, Josué Rodrigues da Hora.
Maria José Ferreira Barbosa, 69 anos, mãe de cinco filhos, faz parte do grupo de teatro e do coral. Ela afirma que a rotina na Casa de Convivência está mudando sua vida. “Agora, estou vivendo mais. Estou saindo mais. Eu estava há um ano sem fazer fisioterapia. Recebi um telefonema, este ano, para eu voltar. Está sendo uma bênção em minha vida”.
Quem também participou da programação foi o casal Gilda Peixoto, 72 anos, presidente do grupo da Terceira Idade Unidos do Farol, que realiza suas reuniões na Colônia de Férias da Terceira Idade, na praia campista, e seu marido Milton Peixoto, 80. Gilda faz parte do coral Doce Canto e nesta quarta soltou a voz junto com os colegas de Casa de Convivência. Entre as músicas, É Preciso saber viver; Romaria; Xote das Meninas, Chalana e Oração da Família. “Me sinto muito bem. Sempre que tenho oportunidade, estou participando”, informa Gilda.
A programação foi elaborada pela Superintendência dos Direitos do Idoso, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso; a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; a Superintendência de Justiça e Assistência Social; e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/06/2025 17:36:28 Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
- 30/06/2025 16:22:06 SIRDH realiza 1º Fórum de Saúde Integral da População Negra e Povos Tradicionais
- 30/06/2025 16:13:10 Campos liderou geração de empregos no Norte Fluminense em maio
- 30/06/2025 16:07:36 Teatro de Bolso inicia pré-agendamento de espetáculos do segundo semestre
- 30/06/2025 15:21:47 Centro de Informações e Dados de Campos com cursos de empoderamento digital
Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
3006 16h22SIRDH realiza 1º Fórum de Saúde Integral da População Negra e Povos Tradicionais
3006 16h13Campos liderou geração de empregos no Norte Fluminense em maio
3006 16h07Teatro de Bolso inicia pré-agendamento de espetáculos do segundo semestre
3006 15h21Centro de Informações e Dados de Campos com cursos de empoderamento digital
Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
2Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
3Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
4Edital para o programa Criança Feliz é publicado
5Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
6Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça