Notícia no detalhe
Conscientização com teatro e música no Dia de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa
O encerramento da programação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa lembrado em Campos nesta quarta-feira (14) teve teatro e música. Idosos das Casas de Convivência da Melhor Idade participaram das atividades, realizadas na Praça do Santíssimo Salvador, onde a programação teve início de manhã.
A encenação foi um alerta aos filhos que mantém uma relação desrespeitosa e, muitas vezes, violenta com os pais. “Muitas pessoas tratam os pais idosos como se fossem incapazes por ter mais de 60 anos e isso não é verdade. Todos os idosos das Casas de Convivência estão em pleno vigor e com ótima memória. Em um mês e 10 dias de teatro, por exemplo, já fizemos um jogral, uma esquete e uma peça para o Dia das Mães. Além de arte e cultura, o teatro é terapia”, afirma o pedagogo e professor de teatro, Josué Rodrigues da Hora.
Maria José Ferreira Barbosa, 69 anos, mãe de cinco filhos, faz parte do grupo de teatro e do coral. Ela afirma que a rotina na Casa de Convivência está mudando sua vida. “Agora, estou vivendo mais. Estou saindo mais. Eu estava há um ano sem fazer fisioterapia. Recebi um telefonema, este ano, para eu voltar. Está sendo uma bênção em minha vida”.
Quem também participou da programação foi o casal Gilda Peixoto, 72 anos, presidente do grupo da Terceira Idade Unidos do Farol, que realiza suas reuniões na Colônia de Férias da Terceira Idade, na praia campista, e seu marido Milton Peixoto, 80. Gilda faz parte do coral Doce Canto e nesta quarta soltou a voz junto com os colegas de Casa de Convivência. Entre as músicas, É Preciso saber viver; Romaria; Xote das Meninas, Chalana e Oração da Família. “Me sinto muito bem. Sempre que tenho oportunidade, estou participando”, informa Gilda.
A programação foi elaborada pela Superintendência dos Direitos do Idoso, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso; a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; a Superintendência de Justiça e Assistência Social; e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/09/2025 15:16:45 Edição do projeto Vem pro Jardim deste domingo é cancelada
- 13/09/2025 12:15:52 Social + Perto 3 anos: Evento com atendimentos dos CRAS e muitos serviços
- 13/09/2025 11:50:00 Bariátrica: Primeira semana de triagem registra mais de 200 pacientes
- 13/09/2025 09:51:41 “Operação Tapa Buracos” realiza serviços no Flamboyant e área central da cidade
- 13/09/2025 09:38:33 “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Edição do projeto Vem pro Jardim deste domingo é cancelada
1309 08h59Setembro Vermelho: Saúde alerta para a relação entre saúde bucal e o coração
1309 09h10Educação divulga vencedores do Festival Curta Campos na Escola
1309 09h38“Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
1309 11h50Bariátrica: Primeira semana de triagem registra mais de 200 pacientes
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles