Notícia no detalhe
Profissionais das Olimpíadas Especiais Brasil promovem curso para professores e estudantes
A Fundação Municipal de Esportes (FME) em parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil realizaram neste sábado (24), no Auditório Cristina Bastos, do campus do Instituto Federal Fluminense (IFF-Centro), um curso de qualificação para professores e estudantes de educação física interessados em atuar com pessoa com deficiência nas modalidades de ginástica rítmica, natação e bocha, com aulas teóricas e práticas. A abertura contou com um show de dança das meninas atendidas no Projeto Paraesporte, que encantou o público.
O presidente da FME, Raphael Thuin, abriu o evento agradecendo a presença de todos e ressaltando que precisa muito da ajuda dos professores e estudantes de educação física para continuar dando prosseguimento ao Projeto Paraesporte que já vem desenvolvendo na sede da Fundação e na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, atendendo em quase três meses de criação, aproximadamente, 500 pessoas.
- Eu já trabalho há 15 anos com pessoas com deficiência e poder acompanhar da inclusão na sociedade e da evolução das pessoas e seus familiares é muito gratificante. E há alguns anos fui contemplado com o cargo de Embaixador das Olimpíadas Especiais Brasil, no qual sinto muito orgulho, de saber que posso ajudar a mudar a vida de dezenas de pessoas com deficiência. Espero poder formar equipes de atletas que possam representar nossa cidade de Campos, nas Olimpíadas de 2019, em Dubai, conforme tive o privilégio de ajudar enquanto subsecretário de Esportes em Rio das Ostras, levando 17 atletas da cidade para integrar a delegação Brasileira composta por 38 atletas que foram às Olimpíadas em Los Angeles. Aproveito a presença do vereador Paulo César Genásio aqui para pedir que lute junto ao Legislativo para não deixar morrer o Projeto Paraesporte, que é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, como aconteceu em Rio das Ostras - , conclui Thuin.
A Diretora Administrativa das Olimpíadas Especiais Brasil, Ana Paula Soares, destacou o comprometimento das pessoas que tiraram o sábado para aperfeiçoarem seus conhecimentos e trabalharem em prol das pessoas com deficiência.” Campos dos Goytacazes já está sendo uma referência neste movimento de usar o esporte como ferramenta de inclusão social. Sabemos que as pessoas com deficiência precisam de muito mais, mas o primeiro passo já foi dado. E com esse trabalho já iniciado, já podemos pensar num calendário de competições locais, estaduais e até nacionais que ajudem a motivar e melhorar a autoestima das pessoas com deficiência” finalizou.
O vereador Paulo César Genário, falou da alegria de fazer parte desse grupo de trabalho que faz a diferença no município. “Uma equipe comprometida que faz as coisas acontecerem. Espero que, em breve, o Projeto Paraesporte possa chegar à Vila Olímpica do Esplanada, onde sou morador, atendendo dezenas de famílias que também precisam de oportunidade” finalizou.
A professora de educação física Priscila Gonçalves, que já atua na rede de ensino, destacou a importância de se qualificar para, em uma hora de necessidade, saber lidar com os seus alunos. “Já tinha ouvido falar, mas não conhecia de perto o trabalho. Muito interessante e motivador”, comentou.
Já o estudante de educação física do Instituto Federal Fluminense, Charles Gomes Souza, que atua como professor de capoeira se mostrou encantando com o leque de opções que pode oferecer a seus alunos. “Eu tenho um aluno autista e estou satisfeito em ver que podemos ajudar muito. Já estou com algumas ideias que pretendo levar para a escola que trabalho para desenvolver com os estudantes, visando inseri-los na sociedade”, comentou o universitário.
A solenidade de abertura contou também com a presença do Diretor Nacional de Atletas Jovens, Rafael Fiúza; o Coordenador de Futebol do Norte e Noroeste Fluminense, Tiago Siqueira; o vice-presidente da FME, Ivanildo Cordeiro; o Coordenador do Projeto Paraesportes, Fábio Coboski e o diretor do Americano Futebol Clube, Carlos Abreu. O Diretor de Esportes da FME, Jacy Sales foi representado pela professora Elana Pessanha,
Organização - As Olimpíadas Especiais Brasil é uma organização internacional criada para apoiar as pessoas com deficiências intelectuais, desenvolver a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização. Em 2018, a OEB completará 50 anos de sua criação e está sendo preparada uma grande festa em Chicago.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda