Notícia no detalhe
Crianças visitam Centro de Educação Ambiental e aprendem mais sobre reciclagem
Alunos do Centro Educacional Medeiros Rangel, no Parque Rio Branco, e da Escola Municipal Francisco de Assis, no Matadouro, visitaram esta semana o Centro de Educação Ambiental (CEA), e puderam aprender mais sobre preservação e logística reversa, a partir do aproveitamento de materiais inservíveis, como óleo de cozinha usado e pneus. A programação contou com oficinas, palestras, trilha ecológica, visitas ao viveiro e ao Jardim Sensorial — uma parceria com a Sala Verde do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Na terça (04) e na quarta-feira (05), 122 visitantes estiveram no espaço, sendo 92 com idade entre 6 e 11 anos, do Centro Educacional Medeiros Rangel e 30 alunos da Escola Francisco de Assis com alunos de 15 a 40 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O gerente de Educação Ambiental, Júlio Carlos da Silva Júnior, explica que as visitas ao CEA são aulas práticas de educação ambiental, onde as crianças aprendem a preservar o meio ambiente e a importância da reciclagem. Ele também falou sobre o programa desenvolvido pela Secretaria, como a troca de óleo de cozinha usado por detergente e os materiais reciclados por mudas.
No berçário de mudas, o gerente do CEA mostra como as caixas de leite podem ser reaproveitadas. “Damos vários exemplos de forma prática das consequências de se descartar material reciclável indevidamente e mostramos, também, como estes materiais podem ser aproveitados”, explicou Júnior.
- As crianças trouxeram óleo de cozinha usado e participaram de uma oficina onde viram o óleo ser transformado em sabão ecológico. Através de parceria com o Programa de Respeito à Integridade Ambiental (PRIA) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), também, mostramos como pneus inservíveis podem se transformar em belos puffs, utilizados em decoração -, explica Júnior.
O CEA está localizado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, em Guarus, e está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. O agendamento para visitação ao espaço pode ser feito através do telefone (22) 98175-1534 ou do e-mail gerencia.cea.smda@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/05/2026 19:10:16 Festival Efeito – edição Del@s encerra programação com arte urbana e música
- 24/05/2026 12:03:45 Mais Ciência investiga relação entre redes sociais e saúde mental de jovens
- 24/05/2026 11:16:13 Parceria da Seduct, Saúde e Defesa Civil reforça prevenção a síndromes respiratórias
- 24/05/2026 10:51:51 Bola rolando e muita animação no futsal do Contraturno da FME
- 24/05/2026 10:07:06 Parceria: Uenf e Seduct promovem curso de Neurociência Aplicada à Educação
Festival Efeito – edição Del@s encerra programação com arte urbana e música
2405 12h03Mais Ciência investiga relação entre redes sociais e saúde mental de jovens
2405 11h16Parceria da Seduct, Saúde e Defesa Civil reforça prevenção a síndromes respiratórias
2405 10h51Bola rolando e muita animação no futsal do Contraturno da FME
2405 10h07Parceria: Uenf e Seduct promovem curso de Neurociência Aplicada à Educação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4À véspera do concurso, candidato aposta em vaga na Educação de Campos
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo





















