A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), através do departamento Multiprofissional, está com inscrições abertas para oficinas voltadas para a Educação Especial. Ao todo, estão sendo ofertadas 160 vagas para aulas sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras), sobre os métodos de leitura e estudo da matemática para deficientes visuais: Sistemas Braille e Soroban, respectivamente, além de Música na Inclusão Escolar e de Transtorno do Espectro Autista.
As vagas são limitadas e voltadas para professores da rede municipal que atuam nas salas regulares. As inscrições podem ser feitas pelo email: departamento.multiprofissional@gmail.com, informando nome, matrícula, telefone e o nome da unidade escolar que trabalha. As aulas acontecem no Instituto São José Operário e na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). As oficinas começam em agosto e vão até dezembro.
Esta é a segunda vez, este ano, que a Smece oferece cursos voltados, exclusivamente, para Educação Especial. Em um primeiro momento foram contemplados profissionais que trabalham nas salas de recursos, que funcionam no contraturno escolar com métodos de estimulação dos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizado.
— Estas novas oficinas atendem a uma demanda dos próprios professores das salas regulares, que sentiram necessidade de conhecer metodologias específicas para melhor trabalharem com os alunos com deficiência — explica a coordenadora do departamento Multiprofissional da Smece, Sílvia Nascimento Ribeiro.
Programação:
Oficina: Libras no Contexto Escolar
Conteúdo: o que é LIBRAS; diferença de LIBRAS; história dos surdos; direito dos surdos; a audição e surdez; o trabalho do professor na sala de recursos.
Data de Início: 14/08/17
Horário: 8h às 12h (Turma 01)/ 13h às 17h (Turma 02)
Total de vagas: 40
Oficina : BRAILLE
Conteúdo: o sistema Braille; histórico do sistema Braille; equipamento de escrita do sistema Braille; a técnica de escrita e leitura do sistema Braille; alfabetização de pessoas cegas; alfabeto Braille; pontuação e sinais acessórios; disposição do texto Braille.
Data de Início: 11/08/17
Horário: 08h às 12h
Total de vagas: 20
Oficina: SOROBAN
Conteúdo: o que é Soroban; de onde veio; a chegada do soroban ao Brasil; a utilização do soroban pelas pessoas com deficiência visual; a importância do soroban na escola; a utilização do material dourado como recurso introdutório para o soroban; matemática aplicada através do soroban; a construção dos números no soroban; cálculo mental no soroban; operações matemáticas básicas.
Data de Início: 11/08/17
Horário: 13h às 17h
Total de vagas: 20
Oficina : Música na Inclusão Escolar :uma abordagem musicoterapêutica e psicomotora
Objetivos: oferecer recursos teóricos e práticos em música, numa visão contemporânea, aos professores de sala regular e sala de recurso, visto que, sons e ritmo fazem parte da vida e do desenvolvimento da criança; favorecer o desenvolvimento dos potenciais criativos, através de sons e ritmos; ampliar os conhecimentos sobre o uso da música e seus benefícios; estimular a exploração sonora, rítmica e do movimento corporal, como fator de organização cognitiva; resgatar nosso repertório cultural.
Datas de Início: 09/08/17
Horário: 8h às 12h (Turma 01) / 13h às 17h (Turma 02)
Total de vagas: 40
Oficina: Transtorno do espectro autista
Objetivos: Foco na aprendizagem do aluno autista, possibilitando a instrumentalização e a qualificação dos profissionais para o trabalho pedagógico em sala regular, bem como capacitando-os para trabalhar no AEE em sala de recurso. Proposta de elaboração de materiais e atividades pedagógicas. Contextualização do diagnostico de autismo, a partir da publicação da quinta edição do DSM 5.
Data de Início: 18/08/17
Horário: 8h às 12h (Turma 01) / 13h às 17h (Turma 02)
Total de vagas: 40