Com o objetivo de melhorar o ambiente empresarial na cidade com a implantação de políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, nesta segunda-feira (31), o Sebrae/RJ realizou uma reunião com o Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento para a implantação do Programa Cidades Empreendedoras em Campos dos Goytacazes. Esta foi a primeira reunião desde a adesão do município ao programa.
O Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento, composto por representantes de órgãos governamentais e sociedade civil, foi instituído através do Decreto Nº 147/2017 do Executivo e possui a finalidade de promover e coordenar políticas públicas no objetivo de ampliar os pequenos negócios nas compras do governo, simplificar abertura de negócios e fortalecer o microempreendedor individual.
Representando o prefeito Rafael Diniz, o subsecretário de Compras Governamentais, Thiago Dias, afirmou que acredita que a cidade colherá os frutos do Programa Cidades Empreendedora.
— Estamos formando um grupo de trabalho que buscará o desenvolvimento do município. Vamos criar um ambiente favorável para que Campos passe a ser atrativo para os micro e pequenos empreendedores. Queremos aprimorar nossa gestão, a partir da parceria com o Sebrae/RJ, para que a população constate, ainda em 2017, o compromisso da gestão neste sentido — declarou.
A consultora de políticas públicas do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, Adriana Barreto, explica que o sucesso do programa está diretamente ligado ao comprometimento do Comitê Gestor, formado por secretários, superintendentes do governo municipal.
— Nosso objetivo é promover o engajamento da gestão e lideranças locais para a promoção de políticas públicas para os pequenos negócios. O papel do Sebrae/RJ é auxiliar os municípios neste sentido, para que seja possível contemplar esta parcela do empresariado, que já ocupa um papel expressivo do cenário empresarial de Campos. Pretendemos acompanhar o município não só até dezembro, mas continuar a parceria para os próximos anos — ressaltou Adriana.
O ex-prefeito de Três Rios, eleito por dois anos Prefeito Sebrae Empreendedor, e atual presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), Vinícius Farah, contou aos presentes sobre o sucesso que obteve ao investir no empreendedorismo de sua cidade.
— Neste caso, querer é poder. Basta ter vontade de querer fazer e o prefeito de Campos já deu um grande passo em aderir ao programa Cidade Empreendedora. Durante a minha gestão, o município de Três Rios apostou neste modelo de política pública oferecida pelo Sebrae e tivemos sucesso. Fizemos uma parceria histórica com o Sebrae que resultou em um aumento de negócios no segmento de micro e pequenas empresas. O que criou um círculo virtuoso para a atração de grandes empreendimentos para a cidade. O Sebrae me ofereceu as ferramentas e o que fizemos foi utilizá-las para transformar a cidade em um ambiente favorável para a atração de negócios — declarou.
Estão previstas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Todos os integrantes do Comitê Gestor poderão acompanhar a participação do município no Programa através da ferramenta de Gestão e Monitoramento, cujo acesso será disponibilizado pelo Sebrae/RJ. O programa será encerrado no final de 2018, quando o Sebrae/RJ fará o acompanhamento das ações implantadas pelo município.