Notícia no detalhe
Mesa de debate aborda esforço para resgatar a Folia de Reis em Campos
Uma mesa de debate com o tema “Tradições culturais: Folia de Reis”, marcou no início da noite desta sexta-feira (4), a programação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para a 365ª festa do padroeiro de Campos, Santíssimo Salvador. O encontro foi no auditório do Museu Histórico de Campos. Acompanharam a presidente da FCJOL, Cristina Lima, e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Sylvia Paes.
Ocuparam a mesa Wellington Cordeiro, conselheiro estadual de Política Cultural da Secretaria de Cultura; Gisele Gonçalves, professora e mestra em Políticas Sociais; a vereadora Joilza Rangel, representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal; e a pesquisadora Neuzimar Lacerda, de São Fidélis. A mediação foi feita pelo animador Cultural Tim Carvalho.
Wellington alertou para a questão da interferência de denominações religiosas em manifestações culturais. Joilza destacou seu aprendizado da valorização da cultura nas comunidades nos contatos mantidos com Darcy Ribeiro. E Neuzimar ressaltou o ressurgimento das Folias de Reis em São Fidélis, após árduo trabalho de pesquisa que a levou até cidades de outros estados.
— As Folias de Reis tinham acabado em São Fidélis. Na pesquisa, percorri cidades vizinhas e até mesmo em Minas Gerais e no Espírito Santo. Conseguimos reativar dois grupos na cidade e nos encontros realizados, nos meses de janeiro, o número de grupos visitantes só aumentou, chegando a 18 em 2016. Este ano não tivemos, mas em 2018 esperamos reunir entre 20 e 25 grupos — afirmou.
A mestra Gisele Gonçalves considerou positivo o esforço para criar novos grupos, no que chama de para-folclóricos, já que folclóricos são aqueles preservados. “Tratando-se de patrimônio imaterial, como os casos das Folias de Reis, o ideal é manter a preservação. Mas a recriação de grupos também é válido”, afirmou, lembrando que Campos possui hoje apenas um grupo.
— Essa é uma iniciativa que esperamos ganhar força, pois nos últimos anos não se falava mais em Folia de Reis em Campos. Temos essas mesas de debate, as exposições de materiais alusivos a essa tradição e, no domingo (06), às 11h, apresentação dos dois grupos de São Fidélis e o de Campos na praça. Esse é um grande esforço pelo resgate dessa tradição”, destacou a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira