Notícia no detalhe
Mesa de debate aborda esforço para resgatar a Folia de Reis em Campos
Uma mesa de debate com o tema “Tradições culturais: Folia de Reis”, marcou no início da noite desta sexta-feira (4), a programação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para a 365ª festa do padroeiro de Campos, Santíssimo Salvador. O encontro foi no auditório do Museu Histórico de Campos. Acompanharam a presidente da FCJOL, Cristina Lima, e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Sylvia Paes.
Ocuparam a mesa Wellington Cordeiro, conselheiro estadual de Política Cultural da Secretaria de Cultura; Gisele Gonçalves, professora e mestra em Políticas Sociais; a vereadora Joilza Rangel, representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal; e a pesquisadora Neuzimar Lacerda, de São Fidélis. A mediação foi feita pelo animador Cultural Tim Carvalho.
Wellington alertou para a questão da interferência de denominações religiosas em manifestações culturais. Joilza destacou seu aprendizado da valorização da cultura nas comunidades nos contatos mantidos com Darcy Ribeiro. E Neuzimar ressaltou o ressurgimento das Folias de Reis em São Fidélis, após árduo trabalho de pesquisa que a levou até cidades de outros estados.
— As Folias de Reis tinham acabado em São Fidélis. Na pesquisa, percorri cidades vizinhas e até mesmo em Minas Gerais e no Espírito Santo. Conseguimos reativar dois grupos na cidade e nos encontros realizados, nos meses de janeiro, o número de grupos visitantes só aumentou, chegando a 18 em 2016. Este ano não tivemos, mas em 2018 esperamos reunir entre 20 e 25 grupos — afirmou.
A mestra Gisele Gonçalves considerou positivo o esforço para criar novos grupos, no que chama de para-folclóricos, já que folclóricos são aqueles preservados. “Tratando-se de patrimônio imaterial, como os casos das Folias de Reis, o ideal é manter a preservação. Mas a recriação de grupos também é válido”, afirmou, lembrando que Campos possui hoje apenas um grupo.
— Essa é uma iniciativa que esperamos ganhar força, pois nos últimos anos não se falava mais em Folia de Reis em Campos. Temos essas mesas de debate, as exposições de materiais alusivos a essa tradição e, no domingo (06), às 11h, apresentação dos dois grupos de São Fidélis e o de Campos na praça. Esse é um grande esforço pelo resgate dessa tradição”, destacou a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/10/2025 19:08:50 Encerramento da 27ª Semana do Servidor celebra a valorização de quem cuida
- 24/10/2025 17:45:02 Baile Preto & Branco encerra o mês do Idoso no Clube da Terceira Idade
- 24/10/2025 17:19:30 Semana do Servidor proporciona novos lares para cães e gatos
- 24/10/2025 16:42:04 Campos sedia Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra
- 24/10/2025 16:28:37 Crianças da Apape recebem visita de artistas do Circo Vostok
Encerramento da 27ª Semana do Servidor celebra a valorização de quem cuida
2410 17h45Baile Preto & Branco encerra o mês do Idoso no Clube da Terceira Idade
2410 17h19Semana do Servidor proporciona novos lares para cães e gatos
2410 16h42Campos sedia Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra
2410 16h28Crianças da Apape recebem visita de artistas do Circo Vostok
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















