Notícia no detalhe
A Gosto da Juventude resgata tradição de bandas e fanfarras em Campos
O 1º Encontro de Bandas e Fanfarras, promovido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), dentro da programação do projeto A Gosto da Juventude, lotou o anfiteatro do Parque Alberto Sampaio, na manhã deste domingo (6). O evento, que também fez parte das homenagens ao Padroeiro da cidade, reuniu sete grupos musicais de escolas de Campos e um grupo convidado de São João da Barra.
Profissionais que se dedicam à música e às bandas elogiaram a iniciativa da FMIJ, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), de resgatar a cultura das bandas e fanfarras no município.
Um dos regentes da COMEBB (Escola Municipal Frederico Paes Barbosa), Luís Augusto Fernandes, contou que esta tradição havia se perdido há pelo menos sete anos. “Atividades como esta são estímulos para as nossas crianças. Estudar e ensaiar sabendo que terão o trabalho reconhecido e que serão aplaudidos por um público que gosta da arte deles não tem preço. Parabéns ao município por acreditar e apoiar o nosso trabalho”, disse. O gerente de Bandas e Fanfarras da Smece, Fábio Mattos, destacou que o trabalho vem crescendo em Campos.
Os jovens músicos conseguiram animar a plateia ao executar renomadas canções interpretadas por Marisa Monte, Ivete Sangalo e até o hit do momento Despacito, além dos tradicionais dobrados. As diversas formações e as acrobacias foram um espetáculo à parte na apresentação. Apresentaram-se: Fanfarra Mirim Professor JJ, do Colégio Estadual 29 de Maio; COMEBB, da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa; Corporação Musical FAMUT, da Escola Municipal Maria Lúcia; Corporação Musical FAAT, da Escola Estadual Admardo Alves Torres (São João da Barra); Fanfaluz, da Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz; Corporação Musical Fênis, ad Escola Estadual Benta Pereira; Fanfarra Lions, da Escola Municipal Lions I; e Fanfarra Raul Abbot Escobar, do Colégio Estadual 29 de Maio.
A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, adiantou que a Fundação já está idealizando o próximo evento, que deverá reunir bandas e fanfarras de Campos e de outros municípios da região. O diretor de Programas da Juventude, Jean Chantre Barcelos, agradeceu às secretarias e ao público envolvido e convidou aos jovens a participar dos próximos eventos do projeto A Gosto da Juventude, que seguem até o próximo dia 27.
Programação — O A Gosto da Juventude segue no próximo dia 12 (sábado), com o Juventude Viva, na Praça São Gonçalo, em Goitacazes, levando uma programação espiritual, mostrando cultura através da religiosidade. No sábado seguinte (19), o Juventude Alerta, na Praça Principal de Dores de Macabu, levará um ciclo de palestras sobre saúde, que abordará temas como gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), obesidade, entre outros. Haverá também uma roda de conversa e músicas que irão tratar a questão da igualdade racial e ainda o espetáculo teatral "Coisas da Gente”, com o caminhão da Animação Cultural da Smece.
Já no dia 26, os jovens participarão de Torneios de Futevôlei e Frescobol, às 9h, no Jardim São Benedito. No mesmo espaço, às 15h, acontecerão os Festivais de Basquete de Rua e Cultura Crew. Para fechar a programação, no domingo (27), a FMIJ realizará um Festival de Esportes Radicais, na Avenida Arthur Bernardes, durante o projeto Via Esportes. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira