Notícia no detalhe
Fundação Cultural Palmares apóia comunidades quilombolas
O diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, Maurício Reis, esteve em Campos na tarde desse sábado (16), na região do Imbé, para conhecer as necessidades das comunidades quilombolas de Conceição do Imbé, Cambucá, Aleluia e Batatal. Ele informou que vai encaminhar as demandas aos órgãos do governo em Brasília, com o objetivo de articular políticas públicas.
Cerca de 200 famílias vivem nessa região. Em 1978, elas adquiriram uma dívida com o Incra e agora reivindicam a anistia dessa cobrança, já que, em 2004, o presidente Lula sancionou a lei que reconhece às comunidades quilombolas o direito à anistiado da dívida. “Já encaminhamos a demanda ao Incra, mas não obtivemos retorno. Assim que chegar a Brasília, vou entrar em contato com o setor responsável para obter as devidas informações e repassarei para as comunidades”, informou o diretor.
Maurício Reis, que estava acompanhado do representante da Fundação Cultural Palmares, Benedito Sérgio de Almeida, prometeu apoio para preservar a identidade cultural dos quilombolas dessa região. Ele explicou que o decreto 4887 tem uma cláusula que resguarda isso. Trata-se do título coletivo que será emitido em nome da associação. “O objetivo é garantir a perpetuação da comunidade, já que esse título não prescreve, não pode ser vendido, nem dado como garantia”, disse.
Líder das quatro comunidades, Paulo Honorato sonha com o reconhecimento. “Nossos pais, avós, bisavós trabalharam aqui durante anos e não é justo o governo tratar a gente como assentado. Fomos muito prejudicados. Tem gente que paga até R$ 2 mil por ano ao governo”, diz o morador.
Para solucionar o impasse da cobrança e também pleitear a ampliação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas, a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) e a secretaria de Saúde de Campos buscam ajuda do governo federal. “A luta começou ano passado. Já fomos a Brasília e parece que a solução está chegando”, disse o presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, que estava acompanhado dos representantes do Movimento Negro Republicano (Moner), Floriza de Souza Araújo e Nayt Júnior Machado.
Últimas Notícias adicionadas
Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















