A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), vai promover, entre os dias 21 e 26 de agosto, a Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O foco do evento este ano será a Educação e de acordo com a programação, os dias 22, 23, 24 e 25 de agosto serão destinados a oficinas de capacitação para os professores da rede municipal, visando o aprimoramento da forma como lidar com as pessoas com deficiência dentro de sala de aula.
A solenidade de abertura do evento, organizado pela Assessoria de Direitos Humanos de Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com outras secretarias municipais, será no dia 21, na Câmara de Vereadores, a partir das 13h.
No dia 26, encerramento da Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acontecerá um grande evento de encerramento no Jardim São Benedito, das 10h às 17h, com diversas atividades e serviços oferecidos à população. Na ocasião, entre os serviços oferecidos à população, as assistentes sociais da SMDHS fornecerão informações sobre CRAS e CREAS; haverá assistência jurídica com a Superintendência de Justiça; Espaço da Autoestima corte de cabelo masculino, esmaltação e trançagem de cabelo com Black e Cia, EncresCampos, FMIJ e SMDHS; Espaço da Saúde da Secretaria de Saúde com aferição de pressão e glicose, orientação sobre saúde bucal, orientação sobre DST/HIV, hepatites virais e tabagismo; Orientação sobre passe livre para pessoa com deficiência com o IMTT e Oficina de artesanato com a Inclusão Produtiva da SMDHS.
Haverá também um estande do Espaço da oportunidade com a Superintendência de Trabalho e Renda; Recreação infantil com a Animação Cultural da Secretaria de Educação; Feira de artesanato, orientação sobre prevenção de quedas em pessoas idosas com e sem deficiência física, avaliação para idosos com deficiência motora, informações sobre retinopatia com a Superintendência dos Direitos do Idoso e o projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME). Outras secretarias municipais também estarão atuando de forma integrada durante as atividades.
— Será um dia de muitas atividades culturais, esportivas, informação e serviços gratuitos. As atividades esportivas estão sendo desenvolvidas em parceria com o Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes, e a Fundação Municipal da Infância e Juventude e estão voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência. O objetivo do evento de encerramento é oferecer serviços e aproximar a população da causa da pessoa com deficiência. Tudo está sendo pensado visando a inclusão da pessoa com deficiência e suas famílias — destaca a assessora chefe de Direitos Humanos e Cidadania da SMDHS, Catharina Barbosa.
Programação das atividades Culturais, Esportivas e de Paraesporte para o dia 26:
- 9h - Competição de Futvôlei
- 9h - Apresentação de Frescobol
- 9h - Iniciação Desportiva
- 9:50h - Dança do Paraesporte
- 10h - Abertura oficial
- 10:30h - Banda Sem Limites do Educandário de Cegos São José Operário
- 10:45h - Apresentação artística da APAPE
- 11h - Coral de Libras da APOE
- 11:15h - Apresentação artística da APAE
- 11:30h - Apresentação de Capoeira do Paraesporte
- 11:45h - Dança do Passinho do CAPSi
- 14h - Amistoso de Futebol de 5 para deficientes visuais entre a seleção de Campos e a seleção de Volta Redonda
- 16h - Basquete de cadeira de rodas e basquete de rua
* Participação do DJ Marcelo Barreto (Bonzão)
* Exposição de telas pintadas pelos adolescentes do CAPSi