O Projeto Black & Cia realiza neste domingo (20), a partir das 10h, no Espaço Deck Grill, o I Fashion Day Black & Cia, um evento que vai reunir workshops, música, poesia, desfile de moda e exposição fotográfica “Novos tempos na casa grande”, apresentada mês passado na Câmara de Campos. Segundo a coordenadora do projeto, Cida Chagas, assim como o arraiá, realizado em julho, o Fashion Day visa angariar recursos para o projeto. A entrada custa R$ 5 e a renda será revertida para a aquisição de material para o projeto, desenvolvido as segundas-feiras, das 14h às 18h. Ao todo, oito oficinas são oferecidas gratuitamente. Além do empoderamento, o projeto desenvolve a autoestima, através das oficinas, e busca a aceitação da própria identidade, promovendo a igualdade racial.
— Serão 12 horas de programação. Workshop de danças, desfile de moda “Reinventando a vida” e muita música. Neste evento, a proposta dada aos modelos do projeto foi que criassem seus próprios looks, estimulando criatividade, imaginação e uso da customização como criação de peças exclusivas e diferentes, adaptadas ao gosto de cada modelo que vai imprimir sua personalidade e estilo através da modificação de peças — informa Cida.
Ela afirma que, quando pensou em um tema para o desfile Black & Cia o objetivo foi estimular a criação, imaginação, customização e reinvenção das peças de roupa. “Acho possível, a partir do que temos, construir, reconstruir e, a partir disso, dar novos significados às coisas. A vida da gente apresenta muitos desafios, mudanças e surpresas, às vezes boas, às vezes ruins, mas o que fazemos com isso é o que faz toda diferença”, diz a coordenadora.
Para Cida, a proposta é ir na contramão das propagandas regadas do estereótipo daquilo que se deve ter ou vestir para ser aceito ou feliz. “O sistema regado de herança capitalista e consumista escraviza pessoas e ilude muitas delas sufocando qualquer capacidade de criação e reinvenção”.
Programação - Várias performances de dança, além das técnicas, serão apresentadas no workshop com Ruan Soares, instrutor de Stiletto; Matheus Carter, instrutor de hip hop; Eric Fidélis, de Cabo Frio, instrutor de Hip hop dance old scholl, poping dance e Jonathan Daniel, de Cabo Frio, instrutor de Dancehall e hip hop dance L.A. Vão recitar poesias a poetisa e escritora Ananza Figueiredo, autora do livro “Minha Vida Contada em Poesia” e, também, a poetisa Monaliza Amaral, do poeta Carlos Norato, entre outros. Haverá ainda participação especial das cantoras Fernanda Renoir e Tamires Rodrigues.
— Teremos penteados com tranças, corte de cabelo, brechó, artesanato, doces e salgados deliciosos. Também pula-pula e piscina de bolinhas para crianças. Crianças até 12 anos não pagam — finaliza Cida Chagas. O espaço Deck Grill está localizado na Avenida Francisco Lamego, número 126, no Jardim Carioca.