Notícia no detalhe
Conscientização de empresas sobre destinação de resíduos sólidos
A prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando um trabalho de conscientização de empresas sobre a necessidade do cumprimento da legislação específica sobre a gestão dos resíduos sólidos. O secretário Zacarias Albuquerque iniciou uma série de palestras em empresas sobre a importância da coleta seletiva. No dia 8, ele realizou palestra em uma empresa de transporte que aderiu à coleta seletiva, incentivada pela prefeitura, com maior ênfase a partir da aprovação da Lei de Gestão dos Resíduos Sólidos, sancionada pelo presidente Lula, no fim do mês de agosto.
Zacarias destaca que a coleta em órgãos públicos, Ongs e empresas potencializou a coleta seletiva em Campos. “No início do atual governo eram coletadas, em média, 43 toneladas/ mês. A partir da nova estratégia implementada, já chegamos a 66 toneladas/mês de materiais recicláveis ( plástico, papel, latas, alumínio e vidros). Queremos e podemos mais! Basta ampliarmos a conscientização que logo termos uma rede cada vez maior de colaboradores”, declarou.
- Todo o resíduo reciclável que recolhemos é doado à Ong Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso de Campos (Saci) - destaca o secretário.
Segundo Zacarias, devido à adoção da nova estratégia de priorizar a coleta em escolas, empresas, órgãos públicos e Ongs, o volume de material reciclável coletado aumentou significativamente. Ele destaca que o aumento expressivo de 49% no volume de lixo reciclável nesta gestão de governo - de 2009 até agora - confere benefícios para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores dos bairros contemplados com a implantação da coleta seletiva.
Novas expectativas - O secretário acrescenta que com a aprovação da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que cria um marco regulatório para políticas públicas de gestão dos resíduos sólidos, há a expectativa de mais um expressivo salto no volume da coleta de materiais recicláveis, tendo em vista que a sociedade como um todo passa a ter responsabilidade na separação do lixo e na destinação destes materiais, a exemplo de como vem sendo feita a separação do lixo orgânico do lixo reciclável.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















