Notícia no detalhe
CCZ inicia novo LiRAa nesta segunda
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início nesta segunda-feira (18) ao 4º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) - uma espécie de mapa da dengue, com a participação de 450 agentes de combate. O objetivo é vistoriar cerca de 53 mil imóveis na área urbana, o que representa 20% dos 265 mil imóveis no município.
O LIRAa segue até sexta-feira (22). Os outros três levantamentos aconteceram em março, maio e agosto deste ano, conforme preconiza o Ministério da Saúde, e mostraram que, no início de 2009, a cidade tinha um índice de infestação do mosquito aedes aegypti de quase 9%. Atualmente, o índice é de 1,2% - o menor do Estado do Rio de Janeiro.
A meta, segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, é chegar a 1% até o final deste ano. Com a informação obtida no levantamento, além de saber onde existe a infestação do mosquito, é possível também descobrir que tipo de foco predomina em cada região. O levantamento é feito, em todas as cidades, na área urbana, onde há maior concentração de imóveis.
- Diversas ações deflagradas este ano no município colaboram para evitar uma epidemia de dengue. Uma das principais ações continua acontecendo. Trata-se do mapeamento de 400 pontos estratégicos na cidade, sendo que 109 deles ficam em Guarus com a realização de mutirões para eliminar pendências nessas localidades. A cada 15 dias, uma equipe específica formada por aproximadamente 20 profissionais volta a esses pontos para evitar a formação de novos focos do mosquito da dengue – explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira