Notícia no detalhe
Rafael Diniz presente em momento histórico para religiões afro
Solenidade no Museu Histórico marcou entrega dos dez primeiros CNPJs às Comunidades Tradicionais de Terreiro, reconhecidas como templos religiosos. Ação é do FRAB em parceria com a Defensoria Pública.
Na noite desta sexta-feira (1º), o prefeito Rafael Diniz participou da solenidade de entrega de CNPJ às Comunidades Tradicionais de Terreiro, que passam a ser pessoa jurídica, como templos religiosos. O evento promovido pelo Fórum Municipal de Religiões Afro-brasileiras (FRAB), em parceria com o Núcleo Cível da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu no Museu Histórico de Campos e contou com a presença de dezenas de representantes das comunidades tradicionais de matriz africana, que lotaram o Museu Histórico de Campos, no Centro.
Rafael Diniz destacou que todo cidadão deve ter seu direito de escolha garantido, também pelo Executivo, para que Campos seja uma cidade de todos os povos.
- Como prefeito, minha função é atender todos os cidadãos, independente de suas crenças. Todos devem ter o livre arbítrio garantido. É um compromisso da nossa gestão abrir o diálogo e garantir que esta cidade seja de todas as pessoas, e acima de tudo, de todos os povos – declarou o prefeito Rafael Diniz.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e do FRAB, Gilberto Totinho, explicou que este é um momento histórico para as Comunidades Tradicionais de Terreiro e para o município de Campos.
- Seguimos a recomendação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e juntos enquanto sociedade civil organizada, realizamos reuniões para dar às pessoas acesso às políticas públicas vigentes, mas havia um empecilho, que era a falta do CNPJ. Fizemos um levantamento de quantas comunidades existentes e filiamos ao FRAB que, atualmente, possui 280 casas. A partir da parceria com a Defensoria Pública, conseguimos com que os terreiros passassem a ser pessoa jurídica e hoje foram entregues os dez primeiros CNPJs de ação coletiva. É um momento histórico ver o Museu lotado com as comunidades tradicionais de matriz africana – comemora Totinho.
O superintendente adjunto de Igualdade Racial, Rogério Siqueira, que também é vice-presidente do CMPIR, destacou que a solenidade foi uma celebração da luta contra a intolerância religiosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira