Formação Continuada para educadores do campo segue até sexta
O tema é a Agroecologia, o eixo principal da matriz curricular da educação do campo. A educação do campo corresponde a 42% da rede municipal de ensino de Campos, envolvendo cerca de 1.200 educadores.
Educadores que trabalham nas escolas do campo da rede municipal participam nesta quinta (5) e sexta-feira (6) da 2a Formação Continuada. São quatro rodadas, duas por dia, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME). O tema da formação é a Agroecologia, o eixo principal da matriz curricular da educação do campo.
— A agroecologia é uma ciência, um movimento e uma prática social que dialoga com os aspectos social, econômico, político, cultural, ambiental e ético. Trabalhamos os seus conceitos e como ela pode ser utilizada nas escolas. Queremos fomentar o resgate da cultura e identidade do campo. Para isso, um diagnóstico da realidade, escutando o estudante e envolvendo os pais, é fundamental — frisa a formadora Viviane Lima.
A primeira etapa de formação aconteceu em setembro, quando foram trabalhados os conceitos de educação do campo, e a terceira está prevista para novembro. O tema será definido a partir da demanda levantada pelos participantes desta edição. Participam gestores, professores, pedagogos e interessados no assunto.
Segundo a coordenadora de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Aparecida Lobato, a educação do campo corresponde a 42% da rede municipal, envolvendo cerca de 1.200 educadores.