A programação especial do Horto Municipal pelo Dia das Crianças começou nesta segunda-feira (9) e vai até esta terça-feira (10), através de uma parceria da secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) com o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). No primeiro dia, assistidos do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil Dr. João Castelo Branco (CAPS I) assistiram à peça “A Bela e a Fera”, e ainda participarem de jogos pedagógicos, pintura recreativa e de um piquenique no jardim do Horto e na biblioteca verde.
— O nosso objetivo em participar do evento é levar os assistidos a outros espaços dentro da sociedade para que possam conviver e interagir de uma maneira que não seja excludente. Trabalhamos com crianças que têm transtornos mentais e que, muitas das vezes, são excluídas pela sociedade. Assim, fazemos com que elas ocupem espaços públicos e se relacionem com outras pessoas da sociedade. A nossa proposta é ultrapassar os muros do Caps — disse Gianne Siqueira, que levou 70 crianças na manhã e tarde desta segunda ao Horto Municipal.
A professora do Curso Normal do Censa Lívia Guedes explica que foi desenvolvido com as crianças um projeto que integrou a apresentação da peça e atividades com jogos pedagógicos criados e elaborados pelas alunas do terceiro ano do ensino médio.
— O curso de formação de professores do Censa pretende despertar com este projeto o interesse pela arte literária e promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e lógico-matemáticas de forma lúdica. Além disso, é importante ressaltar que é de nossa responsabilidade promover uma formação cidadã e atuante. E essa parceria com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental é de suma importância não só para o desenvolvimento de nossos alunos, mas de ver a alegria e o sorriso no rosto de cada criança. Isso é muito gratificante — relata Lívia.
Nesta terça-feira (10), será a vez dos alunos do Ciep Municipalizado Professora Carmem Carneiro. Além de “A Bela e a Fera” e piquenique, eles vão acompanhar apresentação dos ginastas do Projeto Estrela do Amanhã, contação de Histórias, jogos Pedagógicos de linguagens e matemática.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, o objetivo é proporcionar aos alunos diversas atividades culturais ao ar livre e promover a interação com o espaço verde.
— Apesar da crise que estamos vivendo na cidade, não poderíamos deixar de realizar um evento para as crianças no Horto Municipal. Esperamos que esses dois dias de atividades sejam especiais para essas crianças — destaca Leonardo.