O prefeito Rafael Diniz abriu na manhã desta quarta-feira (25), a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos. O evento que reúne autoridades, estudantes, professores, secretarias municipais e instituições de ensino acontece no Jardim São Benedito, das 9h às 16h, até sábado (28), com mais de 70 instituições e uma série de atividades científicas, artísticas e culturais. A expectativa da organização é que cerca de 10 mil pessoas participem do evento, realizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da coordenação de Ciências, com o apoio da Superintendência de Entretenimento e Lazer.
A semana, que sempre aconteceu com verba federal, corria o risco de não ocorrer este ano após o corte do repasse pela União. Esta será a primeira vez que a semana terá toda a sua estrutura fornecida pela prefeitura.
— Nossa meta sempre foi transformar o município pela educação. Essa educação não segregada, e sim integrada. Escolas públicas, privadas, universidades públicas e privadas unidas. Mostrando que um futuro melhor é possível. Hoje nos falta dinheiro, mas nos sobra vontade. Com essa paixão retomamos os Jogos Estudantis, parados há anos, e estamos fazendo essa semana rica em conhecimento — frisou Rafael Diniz.
Com o tema “A Matemática Está em Tudo”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia integra todas as ciências e tem o objetivo de difundi-las e popularizá-las. O evento conta com a I Mostra Fotográfica Das Escolas Municipais, o II Seminário de Ciências Humanas, a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação- cujos melhores projetos serão selecionados para participar da feira estadual, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro —, mostra de artes, exposições, oficinas, apresentações musicais, esquetes teatrais, entre outros.
O secretário de Educação, Rafael Damasceno, agradeceu o envolvimento de todos e salientou que a Smece tem realizado uma série de eventos com a filosofia de que o espaço escolar vai além da sala de aula.
— Nós entendemos a cidade como um lugar de educação. Neste contexto, ocupar espaços públicos faz parte de um exercício de educação para cidadania. De todos esses eventos realizados, a Semana de Ciência e Tecnologia é a que mais integra, pois temos aqui hoje todas as nossas coordenações de área participando. Todos, incluindo as escolas, abraçaram a ideia por entenderem a importância do evento. A popularização da ciência é um passo importante para que possamos atingir todos os nossos objetivos educacionais. Ciência é descoberta. Ciência é fomentar curiosidade e é nossa missa fomentar isso — ressalta.
Participam do evento escolas da rede pública e particular, universidades, secretarias municipais, cursos e empresas. Entre as universidades participantes estão o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universo. Participou ainda do evento o superintendente de Ciência, tecnologia e Inovação, Romeu Silva Neto. A abertura contou ainda com o coral da escola municipal Mário Barroso, cantando o hino a Campos, a apresentação da Corporação Musical Famutoc, da E.M. Dr. Getúlio Vargas, a roda de poesia da E.M. Lídia Leitão, entre outras atividades.