A partir de 2018, estudantes do ensino fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal poderão cursar, de forma concomitante, cursos profissionalizantes no Instituto Federal Fluminense (IFF). Desta forma, ao concluírem o fundamental, já estarão qualificados a ingressar no mercado de trabalho. A conquista é fruto de uma parceria firmada este ano entre a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a instituição de ensino.
O secretário de Educação, Rafael Damasceno, se reuniu nesta segunda-feira (30), no Centro de Referência do IFF, em Guarus, com o diretor de políticas educacionais da unidade, Carlos Márcio Viana; a diretora de ensino do IFF-Guarus, Monique Freitas, além de uma comissão, formada por pedagogos da instituição e coordenadoras de área da Smece, para discutir integração curricular, carga horária e público-alvo.
A princípio, serão ofertadas 125 vagas para cursos de refrigeração, eletricista predial e industrial, cuidador de idoso e cuidador infantil. A formação será feita através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC), cuja portaria municipal foi publicada em maio.
— Uma parceria com uma instituição tão renomada é sem dúvida uma grande conquista para os nossos estudantes. Concluir o ensino fundamental já com qualificação profissional oferecida pelo IFF abre portas para o mercado de trabalho e incentiva este aluno a querer elevar sua escolaridade — frisa Damasceno.
Uma nova reunião deverá ocorrer no final de novembro e a previsão é que as aulas comecem em abril, quando inicia o ano letivo no IFF. De acordo com Carlos Márcio, este será um projeto-piloto. “Ainda vamos definir detalhes técnicos. Estamos em fase de implementação, definindo grupo de trabalho curricular para implantar os cursos. Queremos que estes alunos tenham formação profissional e prossigam nos estudos”, esclarece.
Segundo a coordenadora do EJA na Smece, Amanda Passalini, desde o início do ano a secretaria de Educação tem estreitado laços com o IFF em uma série de projetos. “Um grande desafio que temos é fazer com que o aluno da EJA não evada e se qualifique, pois esta é a forma mais segura de melhoria da renda e da qualidade de vida deles”, destaca Amanda.
Outro projeto em parceria com o IFF iniciado este ano é a visitação à instituição pelos alunos da EJA, para que aqueles que estão concluindo o ciclo na rede municipal conheçam a estrutura do instituto e os cursos oferecidos pelo Proeja Médio. A julgar por uma carta recebida pela coordenadora, se a intenção era fazer com que os estudantes quisessem ingressar no IFF o objetivo foi alcançado.
Seguem alguns trechos:
“Quando entramos no primeiro laboratório meu coração digamos que deu uma acelerada em meio a tanta coisa nova e interessante e cada aparelho que ele (o professor) apresentava mais eu prestava atenção. (…) Enfim, o passeio foi muito interessante e muito importante para todos nós. (…) Agora o IFF que se prepare porque ano que vem está indo um aluno muito focado e com muita fome de conhecimento e que quer ser alguém na vida”. Carta de Dênis Roger Ferreira Maciel, 21 anos, aluno da 8a fase da EJA da E.M. Manoel Coelho.