Neste domingo (12), membros da JCI (Câmara Júnior Internacional) Campos dos Goytacazes deram início à revitalização da Praça 1° de Maio, no bairro Pelinca. Esta é a primeira ação, após a criação do Programa "Adote uma Praça" – previsto na Lei 8771/17, sancionada em setembro pelo prefeito Rafael Diniz. O programa prevê parceria entre Prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil organizada para a manutenção de praças, jardins e canteiros em todo o município.
O presidente da JCI Campos, Lucas Siqueira, explica que a escolha do espaço se deu pela necessidade de manutenção mais urgente da praça, além de sua proximidade com a Rua Câmara Júnior, que recebe o nome da instituição. Lucas disse ainda que essa é a primeira etapa do projeto na Praça 1° de Maio que incluirá, ainda, um calendário anual de ações e projetos, como manifestações culturais e instalação de uma mini-biblioteca.
– A partir do conhecimento da lei, pensamos em adotar um espaço e escolhemos a 1° de Maio por conta dessa proximidade com a rua que leva o nome da nossa instituição. Hoje (domingo), estamos fazendo a revitalização e a ideia é abraçar de fato este espaço envolvendo a comunidade, despertando a consciência em preservar o espaço público. Nossa esperança é de que essa ação desperte o interesse de outras instituições e empresas em adotar outros espaços – ressaltou Lucas.
A ação contou com cerca de 30 membros da JCI, além da vizinhança local, na limpeza dos canteiros e plantio de novas mudas, remoção de pichação e reforma dos brinquedos. Uma das participantes, Junielly Maia contou com uma ajuda muito especial, do Arthur de 5 anos, na organização das plantas.
– Exercemos o papel de educadores neste projeto, promovendo a conscientização dos moradores. Procuramos saber deles as reais necessidades, o que estava acontecendo na praça e mostrar que não adianta colocar culpa nos outros, a gente tem que ir e fazer. Queremos também integrá-los nesta ação, fazer com que se sintam parte deste processo. A praça pertence a eles e a manutenção depende deles. E, sobretudo, envolver as crianças neste projeto. Elas memorizam, conscientizam os pais e serão adultos melhores, verdadeiros cidadãos ativos – disse Junielly.
A adoção da Praça 1° de Maio teve também o apoio da Marfercam Madeiras, Ponto das Tintas e Horto Cacomanga, que doaram o material para reforma dos brinquedos, pintura de muros e bancos e recuperação do paisagismo.
Uma das primeiras moradoras do prédio ao lado da Praça 1° de Maio, a aposentada Josiane Ornelas Saad, de 76 anos, vibrou com a iniciativa. "Moro há 46 anos aqui e estou muito feliz com que está acontecendo aqui hoje. Há quase 10 anos, lutamos e conseguimos evitar que este espaço fosse transformado em rua, sabendo da importância que ele tem para todos aqui. Abraço essa iniciativa da JCI, a Câmara Júnior, com todo o meu entusiasmo. Um espaço bem cuidado faz pessoas mais felizes", disse a aposentada enquanto abordava moradores, conscientizando sobre a conservação da Praça.
A JCI Campos - Lucas Siqueira ressalta que a organização mundial, presente em mais de 100 países, está há 55 anos em Campos e é formada por jovens entre 18 e 40 anos. A sede fica no Edifício Pioneiro, no Centro da cidade. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 20h.
– O principal objetivo da JCI é preparar jovens para que criem mudanças positivas na sociedade, através do trabalho voluntário, sempre ouvindo e envolvendo a comunidade nas soluções. Nossas reuniões são abertas e quem se identificar e quiser participar será bem-vindo – frisou o Presidente Local da JCI Campos, neste ano.
O Programa "Adote uma praça” tem por objetivo promover parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, para urbanização, manutenção e conservação de parquinhos infantis,academias populares, rotatórias, canteiros; jardins, praças; áreas de ginásticas e lazer. A adoção do espaço poderá ser destinada a urbanização, implantação de áreas de esporte e lazer,conservação e manutenção da área adotada; realização de atividades culturais, esportivas ou de lazer e medidas de proteção e segurança.