Notícia no detalhe
Procon: validade de produtos deve estar mais visível
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem,
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem, de maneira explícita, em cartazes, as datas de validade dos produtos alimentícios e de higiene e limpeza que se encontrem em promoção. O superintendente Douglas Leonard e equipe têm percorrido os estabelecimentos do município.
A exposição deve ser feita por meio de cartazes, contendo as seguintes informações: “Consumidor, observe a validade dos produtos em promoção”, além da descrição e validade. Segundo Douglas, a prática de colocar em promoção produtos próximos do vencimento do prazo de validade, é comum entre supermercados e estabelecimentos similares.
— Neste caso, é necessária a divulgação, de maneira mais ampla e clara possível, assegurando que o consumidor tenha conhecimento das qualidades e características do produto que está adquirindo, evitando, desta forma, as eventuais complicações — ressaltou o superintendente.
A lei tem como base os direitos consagrados no Código de Defesa do Consumidor, que estabelece uma série de garantias a serem cumpridas dentro das relações de consumo. O projeto visa promover uma melhor divulgação da validade dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza, que se encontrem em promoção.
— Durante as compras no supermercado, e mesmo no consumo ou uso destes produtos, o consumidor pode não se atentar aos prazos de validade, o que pode levar a intoxicações alimentares, infecções e demais complicações relacionadas ao consumo de alimentos ou ao uso de produtos de limpeza e higiene fora do prazo de validade — completa.
Ainda segundo Douglas, o controle é feito por meio de fiscalizações espontâneas ou através de denúncias. “É rotina do órgão fiscalizar todos os fornecedores de produtos e serviços, inclusive os estabelecimentos. Até este mês, o Procon apreendeu mais de uma tonelada de produtos irregulares de 56 supermercados do município”.
Para denúncias, os consumidores devem entrar em contato com o Procon através do telefone (22) 98175 2561 ou na própria sede do órgão, localizado na Av. José Alves de Azevedo, 236 – Centro.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















