Notícia no detalhe
Procon: validade de produtos deve estar mais visível
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem,
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem, de maneira explícita, em cartazes, as datas de validade dos produtos alimentícios e de higiene e limpeza que se encontrem em promoção. O superintendente Douglas Leonard e equipe têm percorrido os estabelecimentos do município.
A exposição deve ser feita por meio de cartazes, contendo as seguintes informações: “Consumidor, observe a validade dos produtos em promoção”, além da descrição e validade. Segundo Douglas, a prática de colocar em promoção produtos próximos do vencimento do prazo de validade, é comum entre supermercados e estabelecimentos similares.
— Neste caso, é necessária a divulgação, de maneira mais ampla e clara possível, assegurando que o consumidor tenha conhecimento das qualidades e características do produto que está adquirindo, evitando, desta forma, as eventuais complicações — ressaltou o superintendente.
A lei tem como base os direitos consagrados no Código de Defesa do Consumidor, que estabelece uma série de garantias a serem cumpridas dentro das relações de consumo. O projeto visa promover uma melhor divulgação da validade dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza, que se encontrem em promoção.
— Durante as compras no supermercado, e mesmo no consumo ou uso destes produtos, o consumidor pode não se atentar aos prazos de validade, o que pode levar a intoxicações alimentares, infecções e demais complicações relacionadas ao consumo de alimentos ou ao uso de produtos de limpeza e higiene fora do prazo de validade — completa.
Ainda segundo Douglas, o controle é feito por meio de fiscalizações espontâneas ou através de denúncias. “É rotina do órgão fiscalizar todos os fornecedores de produtos e serviços, inclusive os estabelecimentos. Até este mês, o Procon apreendeu mais de uma tonelada de produtos irregulares de 56 supermercados do município”.
Para denúncias, os consumidores devem entrar em contato com o Procon através do telefone (22) 98175 2561 ou na própria sede do órgão, localizado na Av. José Alves de Azevedo, 236 – Centro.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças